Esquenta Festival Guia dos Quadrinhos 2019


Lanterna Verde I



Nome: Alan Ladd Wellington Scott
Nome original: Green Lantern
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Bill Finger, Martin Nodell

Lista de revistas com participação de Lanterna Verde I

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    All-American Comics  n° 16 - DC Comics
Super-herói da Era de Ouro dos quadrinhos. O Lanterna Verde gozou de uma certa popularidade nos anos 40, inclusive porque era escrito pelo co-criador de “Batman”, Bill Finger, no seu pico criativo. Mas, com o fim da Guerra, acabou desaparecendo das bancas, assim como outros de seus colegas fantasiados.

Nos anos 60, quando esses super-heróis começaram a voltar aos gibis, o Lanterna retornou, mas desta vez como coadjuvante de luxo, dentro das revistas de outros astros da editora DC. Ele agora já se apresentava mais velho, beirando a casa dos 40/50 anos. Para não entrar em conflito com o novo Lanterna Verde (que era um personagem diferente, totalmente novo), que a DC lançara em 1959, foi explicado aos leitores que, enquanto este habitava a Terra-1 (onde se passavam das aventuras de Superman, Batman, Mulher-Maravilha etc.), o antigo Lanterna vivia na Terra-2, um mundo semelhante ao nosso, espelhado em outra dimensão, mas com algumas diferenças: na Terra-2, por exemplo, o Lanterna original começou sua carreira nos anos 40, enquanto que o novo Lanterna estreiou na cruzada contra o crime no presente. Durante uma certo época, nos anos 90, o vingador esmeralda original assumiu a identidade de “O Sentinela”, para não fazer confusão, mas depois a DC voltou a chamá-lo de Lanterna Verde.

No início dos anos 80, a DC revelou aos leitores que Scott tinha dois filhos, também heróis: Jennie Lynn-Hayden (“Jade”) e Todd Rice (“Manto Negro”). A dupla apareceu pela primeira vez no número 25 da revista “All-Star Squadron”, em 1983. Jade tem poderes semelhantes ao do pai, enquanto que Manto chegou a ser um supervilão como a mãe (a “Arlequina” original, personagem das HQs do Lanterna nos anos 40).

- Antônio Luiz Ribeiro


Relate algum problema encontrado nesse grupo