Kit



Nome: Kit Willer
Licenciador: Sergio Bonelli Editore
País de origem: Itália
Criado por: Aurelio Galleppini - ‘Galep’, Gianluigi Bonelli

Lista de revistas com participação de Kit

(ao lado, o personagem em ilustração do site Reis do Faroeste)

Personagem das HQs de “Tex”. Kit Willer, o Pequeno Falcão, é o filho mestiço (sua mãe, Lilyth, era uma índia navajo) e parceiro de aventuras do famoso ranger. Além de Tex, seus principais amigos são o padrinho Kit Carson (cujo nome foi dado em homenagem) e o navajo Jack Tigre.

Kit é tão corajoso e esperto quanto seu pai, com a diferença que o garoto foi educado num colégio de padres, sem, no entanto, perder as raízes navajos. Do grupo, é o único que entende de astronomia, letras e zoologia, conhecimentos que foram úteis durante algumas aventuras.

Kit apareceu pela primeira vez no episódio “L'ombra della paura” (1951), publicado na revista “Tex” italiana. No desenrolar da trama, Kit tem cerca de sete anos e é sequestrado por bandidos, mas mostra que, apesar de pequeno, já é um corajoso navajo. Mais tarde, foi explicado que Kit, ainda bebê, foi levado pelo pai para um médico na missão de Taos, já que estava com uma tosse que o curandeiro não conseguia sarar. A mãe fica na reserva cuidando de seu pai adoentado, Flecha Vermelha (o avô de Kit). É quando os navajos são atacados pela varíola, na qual Lilyth morre.

Em 1952, para surpresa dos leitores italianos, há um salto temporal na série e Kit aparece já adolescente no episódio “O filho de Tex”. Mas há uma explicação editorial para essa medida: na época, o que mais agradava os jovens leitores do país da bota eram os “heróis bambinos”, garotos bons no gatilho e na sela de um cavalo, numa espécie de identificação do leitor com o herói, ambos mais ou menos da mesma idade. Por isso Kit cresceu rápido para poder ganhar uma série própria. O próprio Bonelli chegou a escrever, em 1958, os roteiros de quatro gibis em tiras, que seriam entregues ao desenhista Pietro Gamba, mas a série de Kit jamais chegou às bancas, e o autor não esclareceu as razões dessa desistência. Assim, Kit continuou apenas como coadjuvante de “Tex”.

- Antônio Luiz Ribeiro


Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • hqpower
  • Adicionado por
    hqpower
    em 25/05/2007 03:05:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro