Vertigo: Além do Limiar


John Constantine



Nome original: John Constantine
Licenciador: DC (Vertigo)
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Alan Moore, John Totleben, Stephen Bissette

Lista de revistas com participação de John Constantine

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Saga of The  Swamp Thing, The (1982)  n° 37 - DC Comics
  • Brasil
    Super-Homem  n° 35 - Abril
Em 1953, John Constantine veio ao mundo de uma maneira marcante. Seu nascimento foi cheio de problemas ocasionando a morte da mãe e do irmão gêmeo.O pai Thomas Constantine, perdeu qualquer esperança de emprego regular quando teve seu braço decepado durante um acidente de trabalho. Assim, John e sua irmã, Cheryl, foram deixados com parentes enquanto seu pai procurava trabalho. John era sempre rejeitado pelas pessoas. Talvez pela por ser franzino e possuir um aspecto de uma pessoa doente. Foi através deste isolamento que ele veio a descobrir a magia.

No início dos anos 70, John havia estudado uma infinidade de disciplinas mágicas e tinha organizado um grupo de companheiros adeptos. Eles se tornaram, então, parte do cenário punk de Londres no final da década e montaram uma banda chamada Membrana Mucosa. Em 1978, Constantine e seus amigos viajaram até o Casanova Club, em Newcastle, para investigar informes de distúrbios mágicos. No porão do clube, eles acabaram encontrando um verdadeiro matadouro - uma dúzia de pessoas rasgadas de membro a membro ( lançado aqui pela editora Abril em Vertigo #5 e no encadernado Hellblazer Origens Volume III da Panini). No andar de cima, descobriram a filha do dono do mórbido estabelecimento, Astra Logue, dançando e ouvindo uma gravação da chacina. Ela tinha incosncientemente, conjurado o cão infernal Norfulthing para protegê-la dos abusos sexuais de seu pai. Confiante de que poderia lidar com a situação, John tentou invocar um demônio para destruir o ser bestial, mas o demônio o enganou, possuiu Astra e carregou-a para o mundo inferior.

Constantine conseguiu escapar do inferno, mas o simples fato de ter vislumbrado os portões que o demônio abriu o deixou completamente louco. Ele foi levado para o Complexo de Segurança Ravenscar (uma espécie de hospício), onde permaneceu por dois anos. Após deixar Ravenscar, este irrequieto investigador do sobrenatural viajou pelo mundo para expandir seus conhecimentos e contatou vários místicos como Zatanna, seu pai Zatara, o Dr. Oculto, Mister E, o Vingador Fantasma e o elemental da Terra conhecido como Monstro do Pântano. Constantine instruiu este último no uso de seus poderes e descobriu que a Brujeria, um culto de praticantes de magia negra, estava tentando despertar as antigas trevas nos limites do inferno. Uma guerra de forças além dos domínios humanos eclodiu e ele desempenhou um papel importantíssimo no seu término, apesar de sua atuação ter parecido insignificante aos que não estavam envolvidos diretamente.

Durante algum tempo, todos pensaram que John iria deixar sua curiosidade pelo sobrenatural de lado para viver numa comunidade com alguns amigos, mas sua sede pelo inexplicado foi mais forte e ele resolveu continuar sua jornada sem fim pelas vielas sujas e escuras que escondem em seus esgotos os mistérios assustadores que a maioria de nós não quer ver.


Relate algum problema encontrado nesse personagem