Joe Chill



Nome original: Joe Chill
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Bill Finger, Bob Kane

Lista de revistas com participação de Joe Chill

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Detective Comics (1937)  n° 33 - DC Comics
Personagem da DC Comics, Joe Chill é criminoso que numa noite matou a sangue frio um medico filantropo rico e sua esposa, o casal Thomas e Martha Wayne na frente do filho do casal (o menino Bruce Wayne) em um beco que devido a esse fato passou a se chamar "Beco do Crime". O trágico acontecimento motivou o garoto a treinar seu corpo e mente em diversas artes militares a fim de "limpar Gotham City do crime", e assim se tornando futuramente o Batman.

Em Detective Comics # 33 de Bob Kane e Bill Finger (1939), o garoto Bruce declara: “E eu juro, pelo espírito de meus pais, vingar a morte deles e devotar o resto de minha vida combatendo todos os criminosos”.

Em uma história da década de 1940, quando Batman descobre que foi Joe Chill quem matou seus pais, vai atrás dele e revela para ele ser o milionário Bruce Wayne. Ao saberem que Joe é o culpado pelo surgimento de Batman, seus próprios capangas o matam, antes mesmo dele ter tempo de revelar a identidade secreta do herói. Numa história mais recente, ele é morto pelo vilão Ceifador.

Em Detective Comics # 33 de Bob Kane e Bill Finger (1939), o garoto Bruce Wayne declara: “E eu juro, pelo espírito de meus pais, vingar a morte deles e devotar o resto de minha vida combatendo todos os criminosos”.

O motivo que levou Joe Chill a matar os pais de Bruce Wayne inicialmente pareceu um assalto comum que deu errado. Mas em uma historia intitulada "A Carta", Bruce descobre que seu pai uma vez prestou serviço médico para o mafioso Lew Moxon que estava com um sobrinho padecendo por conta de um tiro que havia sofrido em um assalto. O Dr. Thomas Wayne atendeu o jovem mafioso por causa de seu juramento de Hipócrates, onde até mesmo um criminoso merece ter a vida preservada, mas quando Moxon quis pagar o serviço a Thomas, este afirmou que não queria o pagamento, mas iria denunciar o fato à policia por seu juramento de obedecer a lei, momento em que fica sob ameaça de morte pelo mafioso. O sobrinho de Moxon foi preso dias depois. Esse fato não é decisivo para explicar a morte do casal Wayne, mas lança uma nova luz sobre o fato. A morte desse casal ainda está circundada de mistérios.

Até hoje Bruce (Batman) nunca tirou a vida de Joe Chill, o bandido que matou seus pais. Em toda a historia do personagem apenas no filme Batman Begins de Christopher Nolan (2005), é dada uma tentativa de vingança direta contra Joe, quando o jovem Bruce, já universitário, tenta assassinar Chill na saída do tribunal. Não consegue, pois, Carmine Falcone, um mafioso italiano, chega à frente e o mata primeiro.

Joe Chill



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 31/08/2008 14:17:00
    Editado por cmbarbosa