Jack Tigre



Nome original: Tiger Jack
Licenciador: Sergio Bonelli Editore
País de origem: Itália
Criado por: Aurelio Galleppini - ‘Galep’, Gianluigi Bonelli

Lista de revistas com participação de Jack Tigre

Conhecido pelos leitores como “O índio navajo que fala pouco, mas age muito” (em suas primeiras aparições, eram constantes os “ugh!” que exclamava), Jack Tigre é o índio navajo parceiro de Tex Willer. Rastreador sem igual, ágil com a faca e com o rifle Winchester, Tigre teve um passado trágico, com sua “squaw” assassinada por um figurão mexicano. Além de Tex, seus principais companheiros são Kit Carson e o filho mestiço de Tex, Kit Willer. Assim como eles, o vingador navajo é um homem de ação, que não gosta muito de ficar parado na reserva, preferindo percorrer as pradarias do Oeste com seus amigos, sempre em busca de novas aventuras.

Tigre apareceu pela primeira vez na Itália, no episódio “A quadrilha dos Dalton” (“La banda dei Dalton”), publicado na revista “Tex” (2ª Série, em formato talão de cheques) n° 57, em 1951. Naquele episódio, Tigre é apresentado como um veterano “sidekick” (auxiliar) do “mocinho”, sem que o leitor tenha visto cavalgadas anteriores da dupla. Mas Bonelli já tinha criado, em 1938, uma evidente antecipação do personagem: Dardo Vermelho, o fiel parceiro do herói branco Marco Valli. A origem de Tigre só foi revelada mais tarde, no episódio “Orgulho navajo” (“Percurso infernal”, na editora Globo). Ao contrário do que acreditam vários leitores e até alguns estudiosos, Tigre não é um ranger como Tex, pois sua função principal é gerenciar a reserva navajo (embora deteste ficar sedentário por lá, preferindo cavalgar com os mocinhos em busca de novas encrencas).

Com o tempo, Tigre teve sua personalidade melhor trabalhada pelos autores e começou a falar de forma normal, sem recorrer a exclamações guturais como “ugh!”.

No Brasil, as aventuras de Tex, Tigre e companhia estrearam em 1951 (três anos após o nascimento do ranger na Itália). A partir dos anos 70, já pela editora Vecchi, foi publicado ininterruptamente até hoje.

No cinema, o ator Carlo Mucari interpretou Tigre no filme "Tex e o Senhor do Abismo" (1985).

- Antônio Luiz Ribeiro

Jack Tigre


Grupos
  • Navajos



  • Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • hqpower
  • Adicionado por
    hqpower
    em 14/05/2007 17:58:00