Esquenta Festival Guia dos Quadrinhos 2019


Guardiões do Universo



Nome original: Guardians of The Universe
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Gil Kane, John Broome

Lista de revistas com participação de Guardiões do Universo

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Green Lantern (1960)  n° 1 - DC Comics
Personagens das HQs de “Lanterna Verde”. Uma raça de imortais tão antigos como a própria existência, os Guardiões do Universo desejam a existência pacífica e ordenada para todos os seres vivos, bem como a busca de seus objetivos enigmáticos particulares. Eles nunca deixam as emoções afetarem seus pensamentos e ações. Os Guardiães criaram uma força policial intergaláctica que patrulhvaa os 3600 setores espaciais em que a Via-Láctea foi dividida por eles mesmos. A cada setor foram designados 2 agentes, perfazendo um total de 7200 patrulheiros em campo, que foram chamados de “Tropa dos Lanternas Verdes”.

Mas quando os Guardiães foram publicados pela primeira vez, em 1960, não existia o termo “Tropa dos Lanternas Verdes”. Na verdade, eles nem sabiam o que era um Lanterna Verde até conhecerem Hal Jordan, o “possuidor da Bateria Energética” na Terra. Foi Jordan quem criou para si o nome “Lanterna Verde”. Para os Guardiões, quem usava o anel esmeralda era um um “Possuidor da Bateria Energética”, não um “Lanterna Verde”. Também foi usado o termo “patrulheiros espaciais”, na primeira história da série, publicada no ano anterior.

Eventualmente, num erro de continuidade, o nome “Tropa dos Lanternas Verdes” foi criado nas aventuras subsequentes.

O nome dos singelos seres de pele azul foi tirado de uma história de John Broome publicada em “Strange Adventures” 22 (1952), “Guardians of the Clockwork Universe”. O desenhista, Gil Kane, calcou a fisionomia no primeiro-ministro israelense David Ben-Gurion (“Comic Book Marketplace” 117, nov. 2004, pág. 29).

Atualmente há 9 Guardiões no Conselho, masculinos e femininos, sendo que uma deles, SCAR, ficou marcada na face com uma cicatriz permanente, resultado de seu confronto com o Antimonitor.


Relate algum problema encontrado nesse grupo