Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Gavião Negro (Hawk - Ziff Davis/St John)



Nome: Bob Hardie
Nome original: Hawk
Licenciador: Ziff-Davis
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Dan Barry, Murphy Anderson

Lista de revistas com participação de Gavião Negro (Hawk - Ziff Davis/St John)

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Hawk, The (1951)  n° 1 - Ziff-Davis
O Gavião Negro (ou simplesmente Gavião, como aparecia em algumas aventuras das editoras La Selva e Gorrion) é um cowboy no mesmo estilo de “Shane”, ou seja, um justiceiro do velho Oeste cuja sede de aventuras não permite que se estabeleça em nenhuma cidade. Sua única companhia constante era seu cavalo, Prince.

De acordo com o colecionador Kenzo Fujimoto, “é meio duvidosa a verdadeira identidade desse cowboy, já que não detinha uma vestimenta particular, como a maioria dos cowboys. Nos anos 60 saiu na revista ‘Bill Kid’ como sendo o próprio. Mas já apareceu nas páginas de outro gibi (parece que em ‘Gatilho’) como o ‘Gavião Negro’. Ele mesmo já havia saído na RGE (‘Don Chicote’) como ‘Bill Kid’.”

A suspeita de Fujimoto vai de encontro com a de outro colecionador, Jesus Ferreira, que vê nas historietas “Gavião” passagens das HQs desenhadas por Alberto Giolitti para as aventuras de “Tex” e “Paladino do Oeste”.

- Antônio Luiz Ribeiro

As primeiras histórias desse personagem eram sim oriundas da revista The Hawk, da Ziff-Davis e St. John, mas ante a escassez de material original, acredita-se que aventuras de outros cowboys, até italianos, foram transformadas em histórias do "Gavião Negro".

WCS

Gavião Negro (Hawk - Ziff Davis/St John)



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 16/07/2010 08:19:00