Ofertas na Amazon!


Garra Amarela



Nome: Plan Chu
Nome original: Yellow Claw
Licenciador: Marvel Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Al Feldstein, Joe Maneely

Lista de revistas com participação de Garra Amarela

sua primeira aventura foi em revista própria Yellow Claw #1 (outubro de 1956), publicada pela Atlas Comics, editora antecessora da Marvel.

Garra Amarela foi o vilão de uma curta série norte-americana de histórias em quadrinhos de espionagem, que circulou entre outubro de 1956 e abril de 1957. Notáveis quadrinistas trabalharam na série tais como Joe Maneely, Jack Kirby e John Severin. Os personagens criados mais tarde foram introduzidos na continuidade do Universo Marvel. A série original trazia como herói o agente sino-americano do FBI Jimmy Woo, designado para enfrentar o "perigo amarelo" representado pelo mandarim comunista chinês conhecido apenas como "Garra Amarela". O nome do personagem foi retirado de um livro de 1915 do autor Sax Rohmer, conhecido pela série com Fu Manchu. A sobrinha-neta do vilão, Suwan, era o interesse romântico de Woo.

Kirby deixou de roteirizar, desenhar e arte-finalizar a série já no número 2. Bem apreciada pelas tramas maduras e em especial pela atmosfera criada pela arte de Maneely, a série, contudo, não encontrou seu público. Sua influência foi sentida quando o autor-artista Jim Steranko trouxe de volta os personagens em aventuras da década de 1960 protagonizadas por Nick Fury, agente da S.H.I.E.L.D.. O retorno ocorreu na revista Strange Tales #160 (setembro de 1967) da Marvel Comics, quando surgiu uma versão-robô de Garra Amarela; o verdadeiro vilão reapareceria mais tarde. Woo retornou na mesma edição, juntando-se a S.H.I.E.L.D. em história da revista Nick Fury, Agent of S.H.I.E.L.D. #2 (julho de 1968).

Garra Amarela tinha 150 anos de idade e nasceu em algum lugar da China. Como Fu Manchu, ele era um gênio em bioquímica e cintista e inventor brilhante, mestre em misticismo, alquimia e artes marciais.Criou um elixir que prolongou sua vida e o mantinha no gozo de suas capacidades físicas permanentemente. Quando apareceu nas aventuras de Nick Fury, os artistas acentuaram o tom amarelo da pele, explicado como provavelmente causado pela longevidade devido ao uso do elixir.

O vilão se dedica a dominar o mundo e suplantar a Cultura Ocidental. Ele controla uma organização criminosa mundial e recebe auxílio de cientistas e engenheiros em seus esquemas. Em 1942, Garra Amarela encontrou Lady Lótus no bairro novaiorquino de Chinatown. Na década de 1950, forjou um pacto com líderes comunistas chineses incluindo o General Sung. Garra Amarela tinha como auxiliar e segundo-em-comando o criminoso de guerra nazista Karl von Horstbaden, outro nome de Fritz von Voltzmann. Contudo, Garra foi continuamente perseguido pelo agente do FBI Jimmy Woo e traido pela sua neta, Suwan.

Garra Amarela enviou tropas para invadirem a Ilha Liberdade mas foi impedido por Nick Fury e Capitão América. Nick Fury e a S.H.I.E.L.D. enfrentaram robôs do vilão e seus capangas. Posteriormente, o Garra Amarela deixou os Estados Unidos, colocando Suwan em animação suspensa. Ele acabou por fundir o espírito de Suwan com uma antiga princesa egípcia. Durante o confronto com Nick Fury, Capitão América, Falcão e S.H.I.E.L.D., contudo, o vilão foi atacado pelo espírito vingativo de Suwan. Em represália ele desfez o encanto, o que causou a desintegração do corpo de Suwan. Fugiu em seguida. Garra Amarela tomou parte de uma competição de supervilões e derrotou e aparentemente matou o Mandarim. Na sequência, lutou contra o Homem de Ferro e fugiu. Fez uma tentativa de destruir Nova Iorque formando um tsunami mas foi impedido pelo Nova, Nick Fury e S.H.I.E.L.D. Ele planejou ser pai de vários filhos com mulheres aperfeiçoadas geneticamente mas não conseguiu devido a interferência dos Vingadores. Tentou novamente destruir Nova Iorque mas dessa vez recebeu a interferência de Capitão América, Homem-Sapo, Homem-Aranha, Tocha Humana, Anjo, Fera e Homem de Gelo. Garra Amarela recrutou a segunda Madame Hidra. Eles enfrentaram Nick Fury e a S.H.I.E.L.D.

Garra Amarela



Relate algum problema encontrado nesse personagem