Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Al Feldstein



24 de outubro de 1925
29 de abril de 2014

Lista de revistas com trabalhos de Al Feldstein
Veja lista detalhada dos trabalhos


(acima, o autor na ComicCon)

Roteirista e editor americano, mas conhecido por capitanear as revistas “Mad” (a partir da segunda fase daquela publicação), “Valor” e “Panic”, todas da editora EC.

Nos anos 50, o editor original da “Mad”, Harvey Kurtzman, começou a se desen­tender com o dono da editora, William Gaines, e acabou puxando o carro. Gaines não teve outra saída a não ser contratar Albert B. Feldstein (que havia ficado desempre­gado com a falência das revistas de terror) para tocar a “Mad”. Sob a editoria de Feldstein, a “Mad” se popularizou ainda mais. Embora seu humor não fosse tão corrosivo e genial como o de Kurtzman, ele fez alguns incrementos que puxaram a tiragem mais para cima ainda, a começar pela sua decisão de colocar o perso­nagem Alfred E. Newman em todas as capas.

Como a equipe de Kurtzman se demitiu em solidariedade a ele, Feldstein teve que arregimentar um novo time de colaboradores, e assim entraram para as fileiras da revista nomes como Don Martin, Dave Berg, Al Jaffee e Mort Drucker, e mais tarde dois latinos, o mexicano Aragonés e o cubano Prohias (criador do “Spy vs. Spy”). Esses e mais outros formavam a equipe dos “mesmos idiotas de sempre” que durante mais vinte ou trinta anos foram mantendo o mesmo padrão, que elevou a tiragem para perto de três milhões de exemplares — um dos maiores sucessos editoriais de que se tem notícia.

Feldstein parecia ter faro para achar novidades que fariam sucesso na “Mad”. Em 1961, por exemplo, ao assistir alguns filmes caseiros que Berg fez com seus familiares e amigos em situações engraçadas do cotidiano, Feldstein sugeriu ao desenhista que ele fizesse os mesmos esquetes nos quadrinhos. Nascia assim a historieta “O lado irônico”, um dos maiores sucessos da revista.


Al Feldstein

Personagens criados por Al Feldstein (3)


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    antônio Luiz Ribeiro
    em 07/10/2007 19:56:00