Comic Boom!


Elektron



Nome: Raymond "Ray" Palmer
Nome original: The Atom
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Gardner Fox, Gil Kane

Lista de revistas com participação de Elektron

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Showcase (1956)  n° 34 - DC Comics
Super-herói da editora DC, um dos marcos da chamada “Era de Prata” dos gibis americanos. Baseado em um antigo herói dos anos 40. De acordo com Roy Thomas (em “Secret Origins” n° 29, 1988), foi o artista Gil Kane que sugeriu o revival do personagem dos anos 40 como um novo “Pequeno Polegar”. A trama: enquanto ainda fazia o curso de Física na Universidade lvy, Ray Palmer (homenagem do editor Julius Schwartz ao editor homônimo de “Amazing Stories”, considerada a primeira revista de ficção científica, lançada em 1926) se dedicava ao estudo e desenvolvimento de um método para miniaturizar objetos. Suas experiências foram um fracasso, até que ele se deparou com um pedaço de uma estrela anã branca que havia caído na Terra (estrelas anãs brancas são, originalmente, maiores do que o nosso Sol, mas foram reduzidas ao tamanho da Terra. Por isso, são muito densas em sua estrutura e têm o mesmo peso que tinham em seu tamanho original).

Palmer transformou o pedaço da estrela numa lente e descobriu que, colocando-a em sua máquina redutora e fazendo passar por ela uma luz ultravioleta, conseguia encolher objetos para qualquer tamanho. Mas esses objetos tornavam-se instáveis e explodiam. Palmer levava sua lente para todo lugar, na esperança de encontrar uma resposta. A solução surgiu quando ele estava numa excursão no campo, com sua namorada Jean Loring e vários estudantes. Todos ficaram presos numa caverna após desabamento e Palmer arriscou a vida para salvar os acompanhantes. Prendeu a lente em estalactites diante de uma abertura por onde passava luz solar, e ficou debaixo dela. Combinado com a água da caverna e a química corporal de Palmer, o raio de luz deixou-o pequeno bastante para sair da caverna, voltar ao tamanho normal e conseguir ajuda para salvar os estudantes. Por algum motivo desconhecido, sua química corporal impediu que ele explodisse, como acontecera com outros objetos. Palmer logo aperfeiçoou os efeitos do raio em seu corpo e reduziu os controles da máquina encolhedora para caber em seu novo capuz, passando a se chamar Eléktron e, usando suas inusitadas habilidades de encolher, ele passou a ajudar à humanidade.

Eléktron consegue encolher para qualquer tamanho, até mesmo menor que o átomo e pode usar toda a massa original de seus 82 quilos. A concentração dessa massa permite que ele dê um potente soco apesar de seu tamanho subatômico. Ele consegue cavalgar num pássaro, como se este fosse um cavalo ficando suficientemente pequeno e leve para montar nos impulsos elétricos de uma linha telefônica. Isso permite ao Eléktron viajar distâncias incríveis no mesmo tempo que se leva para fazer uma ligação telefônica.

Pouco depois de obter seus poderes, Palmer uniu-se à Liga da Justiça. Mais tarde, se casou. Todos os membros da Liga estavam presentes, mas sem os uniformes. Infelizmente, o casamento não deu certo e os dois divorciaram-se. Na tentativa de reatar seu casamento, a ex-esposa de Elektron, Jean Loring, traça um plano em que as pessoas próximas aos heróis corram perigo, e acaba causando as mortes de Sue Dibny, Jack Drake e, aparentemente, o Nuclear original. Elektron descobre tudo e interna sua esposa, abandonando assim sua vida de herói.

Eléktron apareceu também em diversos desenhos animados para a TV, seja como personagem principal ou convidado. Sua estréia na tela pequena se deu em 1967, quando estrelou sua própria animação, pela Filmation. Na versão brasileira ele foi rebatizado de “O Atômico”, nome mantido quando ele apareceu como um dos heróis do desenho da “Liga da Justiça”, naquele mesmo ano. Em 2008 participou do desenho animado “Batman: The Brave and the Bold” (episódio “Evil under the sea”).


Relate algum problema encontrado nesse personagem