Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(60)
A
(3077)
B
(2742)
C
(4099)
D
(2886)
E
(1516)
F
(1493)
G
(2132)
H
(1603)
I
(827)
J
(2206)
K
(1351)
L
(1964)
M
(3922)
N
(1100)
O
(783)
P
(2629)
Q
(192)
R
(2323)
S
(4093)
T
(2741)
U
(327)
V
(955)
W
(535)
X
(283)
Y
(260)
Z
(619)
Duas-Caras
Nome:
Harvey Dent
Nome original:
Two-Face
Licenciador:
DC Comics
País de origem:
Estados Unidos da América
Criado por:
Bill Finger
,
Bob Kane
Lista de revistas com participação de Duas-Caras
Primeira aparição no:
País de origem
Brasil
Harvey Dent (originalmente Harvey Kent) estava no seu auge como promotor público de Gotham. Considerado o "Cavaleiro Branco de Gotham", formou uma aliança com o Comissário James Gordon e Batman contra o crime organizado em Gotham. Dent tinha uma "moeda da sorte" com uma das faces riscadas, a qual dizia ser uma lembrança de seu pai. O Duas-Caras é um dos mais perigosos inimigos de Batman.
Durante um julgamento, o mafioso Sal Maroni lhe jogou uma substância ácida em seu rosto, o qual teve a metade esquerda horrivelmente desfigurada. Dent escapa do hospital e sua frágil sanidade é quebrada. Obcecado com a dualidade e os opostos, ele desenvolve uma segunda persona, o Duas-Caras, cuja marca registrada eram crimes nos quais envolveriam sempre o número dois. Além disso, passou a tomar suas decisões ao jogar sua moeda. Se caísse o lado bom, sua presa viveria; se caísse o lado riscado, morreria. Sua obsessão transparece até mesmo em suas roupas, compostas por duas metades feitas de materiais distintos.
Alguns anos depois, Duas-Caras escapou da prisão e retomou suas atividades criminosas. Ele reuniu uma pequena gangue e iniciou uma série de roubos, com uma sutil relação com números binários. Seu objetivo final era roubar um tesouro de dobrões de ouro perdido em um navio antigo e, embora quase tenha conseguido, sua compulsão em obedecer à sua moeda de duas faces permitiu que Batman o detivesse. Duas-Caras foi internado no Asilo Arkham para Criminosos Insanos, mas conseguiu escapar com ajuda externa. Uma vez livre, Duas-Caras usou uma bomba atômica para chantagear o governo dos EUA, mas foi novamente impedido por Batman. Duas-Caras logo foi libertado de Arkham mais uma vez, deixando o Coringa para trás. Essa ação forçou o Coringa a escapar e frustrar o plano de Duas-Caras. Ao se confrontarem, ambos os criminosos foram prontamente capturados e levados de volta para Arkham.
Duas-Caras transferiu suas operações para Nova Orleans, onde tentou roubar o dobro do valor do resgate, mas foi impedido por Faraday e Batman. Embora seus planos tenham sido frustrados, Duas-Caras escapou para uma aparente morte.
Após seus primeiros confrontos com Batman, o Duas-Caras tentou abandonar todos os laços com sua vida passada, inclusive sua esposa Gilda. Isso, no entanto, foi demais para o lado bom de sua personalidade, e ele começou a tentar visitar Gilda. Posteriormente, um certo Dr. Albert Ekhart fez uma cirurgia plástica no rosto de Dent, a qual recuperou completamente sua face. Mas sua mente fraturada foi parcialmente curada. O assistente de Ekhart, Sr. Wilkins, começou a suspeitar de Dent, o qual voltou a cometer crimes disfarçado de Duas-Caras. Todavia, Batman enxergou tudo e ajudou Duas-Caras a limpar seu nome. Por dois anos, Dent levou uma vida normal, até que o ator Paul Sloane, marcado da mesma maneira que Dent tinha sido, ficou louco e passou a acreditar que ele era o Duas-Caras. Batman prendeu Sloane por várias tentativas de assalto e teve seu rosto restaurado, da mesma forma que Harvey Dent havia sido.
Infelizmente, Dent foi pego em uma explosão alguns anos depois, a qual novamente danificou seu rosto e desfez a cirurgia plástica. O trauma trouxe à tona a persona do Duas Caras novamente, mais louco que nunca. Desta vez, não havia como reparar os danos e a ironia de acontecer aquilo com ele pela segunda vez não lhe escapou.
Batman descobriu que Duas-Caras era o responsável pela morte de "Chefe" Moroni, como vingança após este ter matado o segundo marido de Gilda, causando-lhe grande sofrimento. Durante o confronto final com Batman, Duas-Caras relembrou o incidente que mudou sua vida e, após Gilda lhe demonstrar amor e apoio, entregou-se às autoridades e retornou voluntariamente a Arkham, na esperança de ser curado e, eventualmente, voltar para seu amor.
Criado por Bill Finger e Bob Kane, sua primeira aparição foi em Detective Comics #66 (agosto de 1942). Curiosamente, o vilão foi inspirado no personagem de George Raft no filme Scarface (1932), o qual tinha o cacoete de manipular uma moeda com as mãos e no clássico romance de Robert Louis Stevenson, O Médico e o Monstro.
Grupos
Departamento de Polícia de Gotham City
Gangue da Injustiça
Liga da Injustiça (Legião do Mal)
Sociedade Secreta dos Supervilões
Relate algum problema encontrado nesse personagem
Adicionado por
Guia dos Quadrinhos
em 05/03/2007 00:00:00
Editado por
Dark.Clownhunter1X
,
Fabio Garcez
,
WCS
,
carnificina
,
Chapeleiro Louco
,
Antônio Luiz Ribeiro
,
Antonio Pontes Junior
,
José Braga
|
Ver outras contribuições
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*