Duas-Caras



Nome: Harvey Dent
Nome original: Two-Face
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Bill Finger, Bob Kane

Lista de revistas com participação de Duas-Caras

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Detective Comics (1937)  n° 66 - DC Comics
(desenho de Neal Adams para a capa de Batman annual 14)

Gangster das HQs de “Batman”. Duas-Caras foi baseado no personagem de George Raft no filme “Scarface” (1932) e no clássico romance “O médico e o monstro”.

Na trama dos quadrinhos, Harvey Dent era um promissor promotor público que lutou — ao lado de Batman, o super-herói de Gotham City, e do comissário Gordon — contra o crime organizado que dominava a cidade.

Durante o julgamento do chefão do crime Moroni, o acusado jogou ácido no rosto de Harvey, desfigurando seu lado esquerdo e estilhaçando sua mente. Dent enlouqueceu e assumiu o nome Duas-Caras, usando uma moeda de prata rabiscada para determinar suas ações... e decidir o destino dos outros na base da “cara ou coroa” (a idéia foi tirada do personagem de “Georgie” que, em “Scarface”, tinha o cacoete de manipular uma moeda com a mão).

No cinema, foi interpretado por Billy Dee Williams, curiosamente um ator negro (Dent é branco), no “Batman” de 1989. No filme, Dent ainda não é Duas-Caras. A idéia é que ele se tornasse a ameaça em uma das sequencias da fita. E ele afinal apareceu no terceiro episódio da série, “Batman eternamente” (1995). Mas o novo diretor, Joel Schumacher, mudou as diretrizes estabelecidas nos dois primeiros capítulos e escalou o moreno Tommy Lee Jones no lugar de Williams. Recentemente, tivemos o louro Aaron Eckhart (em “Batman: O cavaleiro das trevas”, de 2008).


Relate algum problema encontrado nesse personagem