Vertigo: Além do Limiar


Dr. Cary



Nome: Bart/Tom Cary
Licenciador: King Features Syndicate
Criado por: Lee Falk, Sy Barry

Lista de revistas com participação de Dr. Cary

Personagem das historietas do "Fantasma" de Lee Falk. Trata-se de um médico que ajudou o avô do herói, o 19º Fantasma. Em algumas HQs ele é chamado de "Tom Carey".

Na verdade, esse personagem é motivo de muita confusão entre leitores e fãs daquela historieta. Tudo porque Lee Falk, o autor, sempre que voltava ao episódio, modificava sua história, alterando acontecimentos e nomes. Por exemplo, em “The adventures of Lucy Cary” (diárias de 1964) foi explicado aos leitores que o 19º Fantasma, ferido a balas durante missão, foi salvo por um médico missionário americano, o Dr. Cary, que o operou na Caverna da Caveira. Agradecido, o herói deu ao bom doutor a marca de sua proteção e, de quebra, casou-se com a irmã dele. Muitos anos depois, o atual Fantasma ajudou a neta do Dr. Cary, Lucy Cary.

Porém, em “Deadman's point” (diárias de 1967) esse episódio foi modificado: desta vez, o 19º Fantasma foi salvo por um forasteiro, que afugentou a tiros dois bandidos brancos que iam torturá-lo num poste. Muitos anos depois, a neta do tal benfeitor, Connie Lou, procurou a ajuda do atual Fantasma.

Em “Tale of the good mark” (dominical de 1971), outra mudança: o 19º Fantasma ia ser queimado vivo mas foi salvo por um caçador (e não médico) chamado Tom Cary.

Para aumentar ainda mais a confusão, o Fantasma anterior, o 18º (bisavô do atual), teve uma aventura parecida: "100 anos atrás" (sic.), ele foi salvo por um caçador, Carlyle, que impediu selvagens inimigos de queimá-lo vivo.

E, para piorar o quebra-cabeças, as dominicais de 1978 dão a entender que a mulher do 19º Fantasma foi June Archer ou June Thorne, filha do Dr. Archer (personagens do episódio “The Rope People”).

- Antônio Luiz Ribeiro





Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 28/12/2008 17:47:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro