Festival Guia dos Quadrinhos 2018


Doutor Estranho



Nome: Stephen Vincent Strange
Nome original: Doctor Strange
Licenciador: Marvel Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Stan Lee, Steve Ditko

Lista de revistas com participação de Doutor Estranho

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Strange Tales (1951)  n° 110 - Marvel Comics
Doutor Estranho é baseado num antigo herói dos anos 40, o "Fantasma Verde", que também era um "mestre das artes místicas" que combatia o mal. Também há influência de "Mandrake, o Mágico" e dos velhos programas radiofônicos. No início, Estranho dividia a revista com o Tocha Humana e, mais tarde, ganhou título próprio.

Seu nome não era original, pois pouco antes do lançamento do personagem, Lee já o havia usado em um vilão das primeiras histórias de "Homem de Ferro".

Seu maior inimigo é Dormammu, tio da mulher, Cléa. Como característica marcante do personagem, Lee criou uma série de palavras e frases de efeito para os encantamentos do mago, inspirado em programas de rádio dos anos 40 cujos personagens se valiam desses efeitos dramáticos.

O mago supremo teve a sua origem devido a um acidente de carro. Antes disso, era um bem sucedido neurocirurgião, porém muito arrogante. As conseqüências desse acidente levaram-no a não mais operar, pois teve alguns nervos das mãos danificados que o impediram para sempre de segurar com firmeza um bisturi. Mesmo assim tentou de tudo para curar suas, não conseguindo ficou arrasado psicologicamente e tornou-se um alcoólatra. Certo dia, Strange ouviu falar de um sábio que vivia no Tibete conhecido pelo nome de "Ancião", um velho místico, que o abrigou. Após algum tempo vivendo sob os ensinamentos do "Ancião" e sensibilizado com sua caridade, o cirurgião procurou ajudá-lo contra seu discípulo, o Barão Mordo, que desejava matá-lo. Porém, ao descobrir que o americano queria salvar seu mestre, o velhaco fez um feitiço que o imobilizou impedindo-o de avisar o velho. Deseperado, o médico pediu ao místico que o ensinasse nas artes místicas para que pudesse salvá-lo. Penetrando na alma do médico, o mestre viu nela um grande poder e um grande potencial para realizar o bem. Dessa forma o "Ancião" fez de Strange seu discípulo e ensinou-lhe todos os segredos da magia.
De volta a Nova York, o ex-médico assumiu o nome de Dr. Estranho e passou a usar suas habilidades para o bem, se estabelecendo em uma enorme mansão que denominou de Santuário, passando a defender o mundo de toda e qualquer ameaça mística.
Em uma de suas idas e vindas à terrível dimensão de Dormammu para combater o vilão, o mago foi auxiliado por Cléa, sobrinha do demônio. Quando o monstro foi vencido ambos retornaram à Terra. A jovem passou a morar com Strange, tornando sua namorada e discípula e depois sua mulher.
Mais tarde, após enfrentar a ameaça de Shumma Gorath, que resultou na morte de seu mentor, o "Ancião", Stephen passou a ser o Mago Supremo Do Universo.

O Dr. Estranho dispõe de uma capa de levitação que o permite flutuar e voar. O Olho De Agamotto, é um amuleto que o capacita a penetrar na alma de qualquer ser humano. E o Globo De Agamotto, uma espécie de bola de energias místicas que permite vigiar constantemente a ação de forças malignas do universo.
Ao lado de Cléa e Wong, seu fiel criado, Stephen Strange vive em seu santuário como um dos seres mais incomuns do planeta Terra.

Dinastia M
Quando a Feiticeira Escarlate utilizou seus poderes para remodelar toda a realidade, dando origem ao universo da Dinastia M, O Dr. Stephen Strange se transformou em um famoso médico, que sempre cuidou muito bem de todos os seus pacientes. Ele é considerado um dos maiores psicólogos de todos os tempos.
Porém, mesmo sendo um humano, Stephen tem mais poder de fogo do que qualquer mutante imagina: ele é o Mago Supremo da Terra! Porém, ele não revela seus poderes para o Mundo, exercendo suas atividades em segredo, sem ser notado como super-ser.

Em 1978, foi produzido um telefilme, com Peter Hoover no papel principal.


Relate algum problema encontrado nesse personagem