Ofertas na Amazon!


Coringa



Nome original: Joker
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Bill Finger, Bob Kane, Jerry Robinson

Lista de revistas com participação de Coringa

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Batman (1940)  n° 1 - DC Comics
  • Brasil
    Lobinho, O  n° 17 - Grande Consórcio Suplementos Nacionais
Um dos mais mortais inimigos do Cavaleiro das Trevas, o Coringa estreou em Batman #1 (abril de 1940), criado por Jerry Robinson, Bill Finger e Bob Kane. Em sua estreia, foi apresentado como um misterioso e macabro palhaço, o qual cometia crimes e matava com um gás do riso, o qual paralisava os nervos do rosto e fazia a vítima morrer com os músculos da face contraídos em um esgar horripilante semelhante a um sorriso. A ideia teria surgido de uma foto do ator Conrad Veidt caracterizado para o filme O homem que Ri (The Man Who Laughs) de 1928.

Nos primeiros tempos, o Coringa ficou conhecido no Brasil como “Galhofeiro” (na EBAL) ou “Risonho”, porque já existia um herói de quadrinhos chamado Coringa (“The Jester”, da Quality Comics). Mais tarde, quando a EBAL passou a ter exclusividade sobre os personagens da DC Comics no Brasil, foi definitivamente nomeado “Coringa”.

Em 1951, Bill Finger bolou uma origem para o Coringa: ele era um ladrão comum, o qual, ao cair em uma mistura química, teve sua pele esbranquiçada, seus lábios avermelhados e seus cabelos esverdeados, como o coringa de uma carta de baralho. Com a vigência do “Comics Code Authority” - o famigerado selo regulador dos gibis americanos -, em 1954, as ações do Coringa (e de outros vilões do Homem-Morcego) começaram a ser amenizadas. O aspecto macabro do Coringa desapareceu e ele se tornou meramente um ladrão engraçado.

Porém, em 1973, com o enfraquecimento do Comics Code Authority, a DC começou a trazer o palhaço do crime de volta às origens, novamente ensandecido com o seu mortal gás do riso. Essa fase dos anos 1970 foi capitaneada por Denny O'Neil (roteiros) e Neal Adams (desenhos). O público leitor aceitou bem a mudança, a ponto de o Coringa ganhar seu próprio título em 1975.

Na TV o Coringa foi interpretado por Cesar Romero [1966-1968] e no cinema por Jack Nicholson (1989), Heath Ledger (2008) e Joaquin Phoenix (2019). Houve também um curta-metragem de 2003, no qual foi vivido,d e forma impressionanete, pelo ator Andrew Koenig (filho de Walter Koenig, o alferes Chekov de "Jornada nas estrelas").

- Antônio Luiz Ribeiro


Relate algum problema encontrado nesse personagem