Vertigo: Além do Limiar


Cavaleiro Negro



Nome: Matthew "Doc" Masters
Nome original: Black Rider
Licenciador: Marvel Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Leon Lazarus, Syd Shores

Lista de revistas com participação de Cavaleiro Negro

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    All-Western Winners (1948)  n° 2 - Marvel Comics
  • Brasil
    Gibi Mensal  n° 97 - O Globo
Apareceu pela primeira vez em 1948, na revista “All-Western Winners” 2. Na trama, o Dr. Masters (“Heron Robledo”, no Brasil) é um médico e ex-pistoleiro que jurou nunca mais empunhar uma arma. Então, para fazer justiça e não sujar seu nome civil, ele se disfarça num cowboy mascarado chamado Cavaleiro Negro.

A criação do personagem é meio desconhecida. Sabe-se que Syd Shores concebeu o visual do personagem, mas o escritor é uma incógnita. Há quem credite Stan Lee e R. Bernstein como os redatores, mas o verdadeiro roteirista foi esquecido com o passar das décadas, pois naquela época não era costume creditar o autor dos textos.

Mas o personagem foi perdendo o fôlego e, no início dos anos 50, já não vendia tão bem como no início. Em 1957 houve uma tentativa de reviver o personagem, tirando-lhe a capa e substituindo o lenço que lhe cobria o rosto por uma máscara no estilo do Lone Ranger. Os desenhos desta nova fase eram de Jack Kirby, mas também não deu certo, ficando só no número 1. O curioso é que, enquanto era cancelada nos Estados Unidos, a série fazia o maior sucesso no Brasil. Isso acabou acarretando um problemas para a versão brasileira, já que o material original vindo de fora estava escasseando, o que obrigou a carioca RGE a recorrer a material de outros personagens e transformá-los em HQs do Cavaleiro .Como bem lembrou Otacílio D'Assumpção, nos últimos números da RGE quem alimentava a revista na realidade não era a Marvel, e sim os espanhóis, “pois as histórias do Cavaleiro Negro nada mais eram que as do personagem Gringo, pertencentes à Selecciones Ilustradas. Gringo desaparecia e no seu lugar eram enxertados desenhos de Walmir [Amaral], substituindo a figura do herói ora pelo Cavaleiro Negro (nas cenas de ação), ora pelo Dr. Robledo (nas cenas passadas na cidade). Algumas legendas explicando que o médico havia se transformado no Cavaleiro eram acrescentadas e, quanto ao cavalo, nem sofria retoques”.

Outro herói usado pela editora carioca para suprir o Cavaleiro foi “Durango Kid” de Fred Guardineer.

Uma história do Cavaleiro Negro foi publicada plea La Selva, em Cômico Colegial 109, de Outubro de 1953, com a mudança do nome do personagem para Gavião Negro.

- Antônio Luiz Ribeiro/ WCS



Bibliografia:
- www.toonopedia.com/blakridr.htm

Cavaleiro Negro



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • alexleao4
  • Adicionado por
    alexleao4
    em 19/10/2007 16:53:00