Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(10)
A
(1145)
B
(1673)
C
(1731)
D
(1113)
E
(362)
F
(995)
G
(1139)
H
(798)
I
(188)
J
(406)
K
(703)
L
(1104)
M
(2123)
N
(482)
O
(398)
P
(1162)
Q
(75)
R
(1123)
S
(2045)
T
(762)
U
(69)
V
(499)
W
(572)
X
(16)
Y
(172)
Z
(174)
Syd Shores
País de nascimento:
Estados Unidos da América
★
4 de setembro de 1916
✝
3 de junho de 1973
Lista de revistas com trabalhos de Syd Shores
Veja lista detalhada dos trabalhos
Trabalhos
Total
Arte
28
Arte-Final
74
Desenho
74
Capa: Arte
1
Capa: Arte-Final
7
Capa: Desenho
4
Capa: Layout
2
Sydney Shores estudou na Pratt Brooklyn Institute, onde conheceu sua futura esposa, Selma. Graduado em artes, reservado, passara sete anos trabalhando numa fábrica de uísque do tio (até que esta fechou, em 1940). Tornou-se assistente de arte no Harry Chesler's Studio, trabalhando com HQs de artistas como Mac Raboy e Sturm Phil. “Durante meses, eu observava e aprendia, ajudando sempre que podia. Estudei Mac Raboy por horas a fio. Ele era lento e meticuloso em tudo, fazendo talvez apenas um único painel de arte por dia, mas foi um trabalho verdadeiramente belo. Depois de quatro meses, eu tentei a minha própria arte, fazendo uma história de sete páginas, intitulado 'O Terror'. Eu me orgulhava dele, então, é claro, mas olhando para trás, realmente foi um terror! ”.
Syd Shores acabou sendo contratado pelo editor Joe Simon, da Timely Productions (futura Marvel), tornando-o o terceiro funcionário fixo da editoria de quadrinhos (os dois primeiros foram o próprio Simon e o desenhista Jack Kirby). E “O Terror” acabou sendo publicado pela Timely, na revista “Mystic Comics” nº 5, em março de 1941. Logo, os trabalhos de Syd passaram a aparecer em outros títulos da casa.
Na Marvel, Shores inicialmente trabalhou como arte-finalista, auxiliando Kirby. No primeiro dia de emprego, Simon o botou numa mesa na sala que já dividia com Kirby, entregou a capa que o desenhista havia acabado de desenhar (à lápis) e pediu para ele passar o nanquim. Dentre este trabalhos estão as capas da revista “Captain America Comics” nºs. 5, 7 e 9, em 1941, onde, além de Kirby, Simon também contribuiu com a arte. Quando a dupla Simon & Kirby deixou a revista do Capitão, a partir do número 10, em janeiro de 1942, Shores e Al Avison tornaram-se os desenhistas regulares do título, e ambos trabalhando com o escritor Stan Lee em início de carreira. Shores recebeu uma promoção, como relembrou em 1973, “Quando Simon e Kirby deixaram a revista em 1942, Stan fez toda a parte escrita e foi-lhe dado o cargo de diretor editorial, enquanto eu era o diretor de arte, embora eu chamasse de 'editor associado'”.
Shores teve sua arte no Capitão finalizada por Vince Alascia, enquanto Avison servia o exército durante a Guerra. Décadas mais tarde, Shores voltaria a finalizar o Capitão, novamente desenhado por Kirby, durante a Era de Prata e o início do universo Marvel, na década de 60, quando o personagem foi reintroduzido. Shores também finalizou duas das HQs de Kirby, com o personagem Visão (da Era de Ouro), na revista “Marvel Mystery Comics” nºs 21 e 22, em 1941, e uma página dupla no primeiro número da revista “Young Allies”, também em 1941. Shores disse: “Jack Kirby influenciou percepção dramática de uma cena, além de todo mundo envolvido com quadrinhos, no entanto: minhas primeiras influências vieram de Alex Raymond e Hal Foster; eles eram meus deuses naquela época, mas Kirby era a influência mais imediata”. Shores desenhou as histórias do Visão e do Patriota em “Marvel Mystery”, e algumas do histórias do Capitão em “All-Winners Squad” e “All-Winners Comics”. Shores serviu o Exército no início de 1944, participando, inclusive, de uma ação do Terceiro Exército do General Patton, na França e na Alemanha, recebendo um Coração Púrpura por ser ferido na França em 16 de dezembro de 1944. Após quatro meses convalescente em um hospital de Warwick, Inglaterra, ele foi transferido para o departamento de engenharia e passou a fazer parte das forças de ocupação na Alemanha.
Alguns dos últimos desenhos de Shores foram finalizados por Tom Sutton e Jim Mooney, nos primeiros números da revista do “Motoqueiro Fantasma” (em meados de 1973). Um apaixonado pelo trabalho até o fim, ele terminou finalizando algumas páginas da HQ “War Voodoo”, para a revista de horror da Marvel, “Tales of the Zombie”, em 1974. Esta história foi terminada por Dick Ayers.
Syd Shores faleceu aos 59 anos, de ataque cardíaco.
Personagens criados por Syd Shores (9)
Aranha
Bill Dinamite (Clay Harder)
Blue Blade (Roy Chambers)
Cavaleiro Negro (Matthew "Doc" Masters)
Lavanda
Loura Fantasma (Louise Grant Mason)
Major Liberdade (John Liberty)
Maria Lathrop
Zagana
Relate algum problema encontrado nesse artista
Adicionado por
Guia dos Quadrinhos
em 05/03/2007 00:00:00
Editado por
Antônio Luiz Ribeiro
,
Marcos Dark
|
Ver outras contribuições
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*