Ofertas na Amazon!


Cara-De-Barro



Nome: Basil Karlo
Nome original: Clayface
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Bill Finger, Bob Kane

Lista de revistas com participação de Cara-De-Barro

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Detective Comics (1937)  n° 40 - DC Comics
  • Brasil
    Lobinho, O  n° 22 - Grande Consórcio Suplementos Nacionais
Basil Karlo era um ator de filmes B que enlouqueceu ao saber da refilmagem de seu clássico filme de terror, Dread Castle, apesar de fazer parte da equipe de consultores. Usando uma máscara de argila, ele iniciou uma onda de assassinatos entre o elenco da refilmagem. Começou matando os atores que interpretavam os personagens que ele matava, na mesma ordem e forma em que morriam no filme. Seus planos foram frustrados por Batman e Robin, e ele foi preso.

Ele reapareceu depois que a ambulância da prisão em que estava caiu de um penhasco. Mais uma vez, ele vestiu a máscara de Cara-de-Barro e mirou na noiva de Bruce Wayne, a atriz em ascensão Julie Madison, e, assim como antes, foi detido pela dupla dinâmica.

Anos depois, Karlo definhava em um hospital penitenciário quando a atual Cara-de-Barro, Sondra Fuller, o visitou por curiosidade. Karlo propôs uma aliança entre todos os Caras-de-Barro vivos para matar o Batman. No entanto, as intenções de Karlo iam além de simplesmente causar destruição e se vingar do Batman. Agindo como líder do Grupo da Lama, Karlo instruiu Fuller a libertar o Cara-de-Barro III do Asilo Arkham, enquanto ele buscava os últimos restos mortais de Matt Hagen, o segundo Cara-de-Barro. Embora Hagen não pudesse ser revivido, Karlo usou o Cara-de-Barro III e Fuller a seu favor.

Após um encontro bem-sucedido com o Batman e a aparente vitória sobre o Cavaleiro das Trevas, Karlo traiu Fuller e roubou uma amostra de sangue dela, bem como de Cara-de-Barro III, para se imbuir com as amostras e se tornar o Cara-de-Barro Supremo. Embora o plano de Karlo tenha sido bem-sucedido e ele tenha se tornado o Cara-de-Barro mais poderoso, ele foi derrotado pelos esforços combinados de Batman e Looker, dos Renegados, que sobrecarregaram suas habilidades, fazendo-o derreter o solo e mergulhar diretamente no núcleo da Terra.

Após sua derrota, Cara-de-Barro afundou na crosta terrestre até ser detido por uma formação de cristais de quartzo. Ele permaneceu preso naquele local por anos, mas devido à sua nova fisiologia, sobreviveu e até ganhou novos poderes devido à exposição aos cristais. Eventualmente, Cara-de-Barro conseguiu escapar de sua prisão subterrânea quando Gotham City foi atingida pelo grande cataclismo. Ele conseguiu capturar o Batman e estava prestes a matá-lo, mas entrou em conflito com o Sr. Frio sobre quem deveria matar o Cruzado Encapuzado. Aproveitando-se dessa distração, Batman derrotou ambos com facilidade.

Algum tempo depois, como resultado do cataclismo, Gotham foi abandonada pelo governo dos EUA, tornando-se Terra de Ninguém. Durante esse período, Cara-de-Barro manteve Hera Venenosa, responsável pela produção de vegetais frescos para os habitantes restantes da cidade, prisioneira no Parque Robinson. Hera Venenosa, com a ajuda de Batman, lutou e derrotou Cara-de-Barro, deixando-o preso ao chão por seus cipós.

Ao descobrir que a Sociedade Secreta do Sindicato estava recrutando, Cara-de-Barro destruiu o que ele pensava ser um acampamento rebelde para chamar a atenção da Sociedade. Para sua surpresa, o acampamento rebelde foi organizado pela Sociedade para prender aspirantes a heróis; Cara-de-Barro arruinou o plano deles. Sendo chamado de idiota, Karlo se enfureceu e explodiu a parte restante do acampamento. Sem o Batman para detê-los, os malucos do Asilo Arkham dividiram Gotham City e concordaram em reparti-la entre si. Cara-de-Barro recebeu uma parte da cidade, que ele marcou como sua ao se afogar em argila. No entanto, a paz entre os vilões não durou muito, Bane desafiou Espantalho pelo controle de Gotham, no que viria se chamar "Guerra de Arkham".

Após o retorno da Liga da Justiça e a queda do Sindicato do Crime, Cara-de-Barro tentou escapar de Gotham enquanto os reparos começavam. Ao tentar partir, Karlo foi sequestrado por um grupo de cultistas, que o congelaram e usaram uma parte de seu corpo mágico de argila como parte de um ritual para ressuscitar Morgaine le Fey. Ao conseguir trazer a bruxa de volta à vida, Cara-de-Barro ficou parcialmente destruído e sem memória. Felizmente, ele foi resgatado por Retalho, levado para o apartamento do herói e jogado em sua banheira. Após descobrir seu passado criminoso, um Cara-de-Barro ainda sofrendo de amnésia se juntou à Batwoman e sua equipe heterogênea de Desconhecidos em sua luta contra Morgaine le Fey. Apesar de seus esforços, porém, a missão falhou, já que Le Fey usou um satélite para projetar sua magia e transformar Gotham em uma versão medieval de si mesma, chamada Nova Camelot. Sem se dar por vencido, Cara-de-Barro e os Desconhecidos fizeram um último movimento contra a feiticeira, conseguindo aprisioná-la dentro de uma pedra mágica e quebrando o feitiço, devolvendo Gotham à sua versão normal do século XXI. Querendo evitar voltar ao crime, Cara-de-Barro, acompanhado de seu novo amigo Retalho, tentou arranjar uma nova identidade civil para Karlo.

Esse personagem foi chamado n


Relate algum problema encontrado nesse personagem