Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Capitão América dos Anos 50



Nome: William Burnside
Nome original: Steven Rogers II
Licenciador: Marvel Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Sal Buscema, Steve Englehart - ‘John Harkness’

Lista de revistas com participação de Capitão América dos Anos 50

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Captain America (1968)  n° 156 - Marvel Comics
  • Brasil
    Capitão América  n° 1 - Bloch
Quando o Capitão América voltou em 1964, a editora Marvel explicou aos leitores que o herói não envelhecera desde 1941 (quando apareceu pela primeira vez) porque estava em estado de hibernação (animação suspensa) dentro de um bloco de gelo desde o final da Guerra (1945). Mas essa explicação causou uma contradição na continuidade do sentinela da liberdade: se ele estava desaparecido durante os anos 50, como explicar aquelas histórias dele publicadas naquela década?

Foi então que a Marvel, nos anos 70, veio com uma explicação, na base do acredite se quiser: aquele Capitão América dos anos 50 não era o verdadeiro, e sim um impostor. Explicou-se que em 1953, um professor de História, grande fã do Capitão América original (que, como foi dito, havia sido dado como morto), descobriu documentos que indicavam a localização do soro que transformou Steve Rogers no famoso herói. Decidido a assumir o lugar de seu ídolo, ele fez uma plástica para ficar com suas feições e mudou seu nome para "Steve Rogers". Mas o governo, que financiava o projeto, cancelou os planos de "Steve". Este voltou a lecionar e descobriu um aluno chamado Jack Monroe que, como ele, era fã incondicional do Capitão. Ambos decidiram que já era hora de assumirem os mantos de seus heróis, aplicando em si mesmos o supersoro.

Assim, os novos Capitão América e Bucky lutaram contra a ameaça comunista naqueles anos. Porém, no ano seguinte (1954), os efeitos colaterais do soro, que foi aplicado de forma amadora, começou a enlouquecer a dupla, forçando o governo a colocá-los em animação suspensa até que uma cura fosse encontrada.

- Antônio Luiz Ribeiro


Relate algum problema encontrado nesse personagem