Ofertas na Amazon!


Bonga, O Vagabundo



Licenciador: Renato Aragão Produções
Criado por: Renato Aragão

Lista de revistas com participação de Bonga, O Vagabundo

Personagem principal do filme brasileiro "Bonga, O Vagabundo" (1971). Trata-se de um simpático, malandro e engraçado vagabundo que vive nas ruas da cidade grande e acaba ajudando a mocinha da trama. Tudo bebeando nas águas do Carlitos de Charlie Chaplin.

Bonga foi interpretado por Renato Aragão, que desde 1960 vinha com seu carro-chefe, o personagem Didi. Bonga, na verdade, é uma variação do Didi, com a diferença de que este último não é um mendigo.

Cerca de 10 anos depois, Bonga foi parar nos quadrinhos, publicado pela Bloch Editores nos gibis dos Trapalhões. Em 1992, Aragão trouxe de volta o personagem, desta vez dentro de um quadro ("Vila Vintém") do programa da TV e com uma nova parceira de aventuras: a pequena e doce Tininha (a atriz-mirim Alessandra Aguiar), que fugira do orfanato e era acolhida pelo herói. Só que, ao contrário das antigas histórias, desta vez a trama (ou a falta dela) era voltada para o público infantil, o que acabou não agradando muita gente. O programa dos Trapalhões, que naquela época já estava desfalcado do integrante Zacarias, foi cancelado dois anos depois, com a morte do humorista Mussum.

Além de Bonga, Aragão tentou também criar outros personagens no cinema, sem o mesmo sucesso do seu Didi: Epitacio (de "Adorável Trapalhão", 1967), Renato (de "Dois na lona", 1968), Kiko ("Simbad, O Marujo Trapalhão", 1976) etc.

- Antônio Luiz Ribeiro





Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 10/06/2009 19:16:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro