Vertigo: Além do Limiar


Renato Aragão



13 de janeiro de 1936


Humorista brasileiro, nascido em Sobral, interior do Ceará. Antônio Renato Aragão era filho de pai poeta, que incentivou o filho nas artes. Na juventude, foi bancário, tenente do exército e formou-se em Direito em Fortaleza, ao mesmo tempo em que trabalhava à noite na TV Ceará.

Em 1960 estreiou seu personagem principal: Didi, um cearense magro, mulherengo, que não gosta de trabalhar, malandro, mas de bom coração. Didi surgiu num programa chamado "Vídeo alegre". Cinco anos depois, o personagem debutava no cinema, no longa "Na Onda do Iê Iê Iê".

Anos depois, Aragão incluiu o personagem ao programa "Os Trapalhões". No novo humorístico, que o personagem alcançou fama nacional, principalmente quando fazia parceria com o trio Dedé Santanna, Mussum e Zacarias. Eram quatro malandros que dividiam um apartamento (às vezes pensão), sempre planejando uma maneira de conquistar as mulheres ou uma boa grana. Em alguns quadros do programa da TV, Didi também fazia o Superman e o Capitão Marvel, que integravam uma espécie de sindicato dos super-heróis.

Paralelamente, Aragão tentava, no cinema, outros personagens, sem o mesmo sucesso: Epitacio (de "Adorável Trapalhão", 1967), Renato (de "Dois na lona", 1968), Bonga ("Bonga, O Vagabundo", 1971), Kiko ("Simbad, O Marujo Trapalhão", 1976) etc. Na verdade, essas novas criações nada mais eram que variantes do Didi.

Com o fim dos Trapalhões, nos anos 90, Aragão continuou com seu personagem em outro programa, "A turma do Didi", sem o mesmo sucesso do show original.

- Antônio Luiz Ribeiro




Personagens criados por Renato Aragão (2)


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 10/06/2009 19:30:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro