Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(57)
A
(2918)
B
(2628)
C
(3932)
D
(2797)
E
(1435)
F
(1430)
G
(2018)
H
(1546)
I
(791)
J
(2120)
K
(1284)
L
(1873)
M
(3740)
N
(1037)
O
(748)
P
(2513)
Q
(182)
R
(2195)
S
(3915)
T
(2635)
U
(304)
V
(916)
W
(509)
X
(280)
Y
(253)
Z
(606)
Bandar
Nome original:
Bandar
Licenciador:
King Features Syndicate
País de origem:
Estados Unidos da América
Criado por:
Lee Falk
,
Ray Moore
Lista de revistas com participação de Bandar
São aqueles pigmeus amigos das HQs do "Fantasma" de Lee Falk. Vivendo na fictícia selva de Bangalla, na África equatorial, eles acolheram, há cerca de 500 anos, um homem branco, após o ataque dos piratas a seu navio. Aquele homem foi o primeiro Fantasma, o combatente implacável dos piratas. Os filhos deste o sucederam na luta contra a pirataria, sempre auxiliados pelos fiéis pigmeus.
Falk era fã de carteirinha do "Livro da selva", de Rudyard Kipling, e resolveu homenageá-lo dando aos pigmeus o nome de "os Bandar" (que, no livro, era a tribo-macaco amiga de Mowgli, o menino-lobo). No imaginário popular dos anos 30, as tribos do sudeste da Ásia eram vistas como perigosas e desconhecidas. E Falk soube tirar partido desse imaginário. No primeiro episódio eles eram calvos, feios, sujos, ignorantes, superticiosos e também era sugerido que eram canibais. Em uma determinada passagem, Guran, o feiticeiro da tribo, tenta matar o lobo de estimação do herói, Capeto. Com o passar dos anos (e com as críticas do politicamente correto), a imagem daqueles homens pequeninos foi amenizada e pasteurizada. Hoje eles são simpáticos, ganharam cabelo, são letrados e até ficaram mais bonitos. O filme de 1996 foi até mais além: nele, os Bandar não são pigmeus, mas sim indianos!
No primeiro episódio, "The Singh Brotherhood" (1936), Falk dava a entender que o território daqueles pigmeus ficava na "ilha de Luntok", no arquipélogo indonésio - na época Índias Orientais Neerlandesas (ou Holandesas). Mais tarde, decidiu mudar a aldeia da Ásia para a África equatorial.
O curioso é que, no início, a fictícia Luntok ficava na costa de Sumatra (12/06/36), mas dias depois Falk já informava que ela ficava na costa de Java (15/06/36). Outra curiosidade é que, embora Luntok fosse uma criação de Falk, uma vila de nome Muntok existe mesmo - fica na ilha de Bangka, na costa de Sumatra. Ainda no episódio de 1936, Krakatan, o esconderijo submarino dos Piratas Singh, tem o nome derivado do famoso vulcão Krakatoa, que explodiu em 1883. Krakatoa fica entre Sumatra e Java.
Na terceira HQ, "The diamond hunters" (1937), a cidade mais próxima da aldeia Bandar era "Frasertown". Mais tarde, o nome foi mudado para "Morristown", "Mowiton" e, finalmente, para "Mawitaan".
Quanto à selva de Bangalla (originalmente, o nome era "Bengali"; Falk mudou o nome para Bangalla em 1972, no episódio "The witchman"), nunca ficou muito claro sua localização. Os mapas criados pelo autor eram contraditórios. Diferentes localidades como Etiópia, Zanzibar, Quênia e Camarões já apareceram nos mapas. Sem contar que esses mapas nunca esclareceram se Bangalla ficava na costa oeste ou costa leste do continente.
- Antônio Luiz Ribeiro
Membros (12)
Buru (Woru)
Gogon, O Pigmeu (Goga)
Gogu, A Babá (Goga)
Gollo
Guran
Mowgi
Otunba
Timo
Tomm
Toton, O Pigmeu (Tota)
Totu, A Babá (Tota)
Turan
Relate algum problema encontrado nesse grupo
Adicionado por
antônio Luiz Ribeiro
em 19/09/2007 22:09:00
Editado por
Antônio Luiz Ribeiro
,
Incrível_Hulk
|
Ver outras contribuições
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*