Vertigo: Além do Limiar


Murphy Anderson



País de nascimento: Estados Unidos da América
9 de julho de 1926
23 de outubro de 2015

Lista de revistas com trabalhos de Murphy Anderson
Veja lista detalhada dos trabalhos


Desenhista americano, nascido em Asheville, Carolina do Norte. Influenciado artisticamente por Will Eisner, Lou Fine e Alex Raymond, estudou desenho na Art Students League.

Contratado pelo editor Jack F. Byrne, da Fiction House, estreiou nos quadrinhos profissionalmente em 1944. Como na época não era comum os autores serem creditados, fica difícil identificar a primeira história em quadrinhos profissional de Anderson. Mas pesquisadores conseguiram identificar sua HQ mais antiga: uma história de não-ficção sobre aviões chamada “Jet propulsion” (publicada na revista “Wings Comics” 48, da Fiction House, com data de agosto de 1944 na capa). Ainda na Fiction House, desenhou e artefinalizou títulos como "Suicide Smith", "Sky Rangers" (ambos em 1946) e "Star Pirate" (1944-47).

Em 1947 assumiu a tira "Buck Rogers", substituindo Dick Calkins. Deixou-a em 1949, mas retornou ao título entre 1958 e 59. Ainda nos anos 50, trabalhou para várias editoras, como Pines, Marvel, St. John, Ziff-Davis e DC. Nesta última fez, entre outros, parceria com o desenhista Carmine Infantino em dois títulos: "Adam Strange" e "Batman". Quando Infantino foi promovido a editor, Anderson se juntou aos desenhistas da casa Gil Kane (em "Elektron" e "Lanterna Verde") e, especialmente, Curt Swan (em "Superman"), onde a dupla, de tão entrosada, assinava "Swanderson".

O artista também era empresário, fundando a Murphy anderson Visual Concepts, que fazia, entre outros serviços, a separação de cores para as HQs de várias editoras (como a canadense Dragon Lay Press).

Murphy Anderson morreu do coração, aos 89 anos. Era casado com Helen Anderson, e tinha duas filhas, Sophie e Mary, e um filho, Murphy III.



Relate algum problema encontrado nesse artista