Comic Boom!


Romano Scarpa



País de nascimento: Itália
27 de setembro de 1927
23 de abril de 2005

Lista de revistas com trabalhos de Romano Scarpa
Veja lista detalhada dos trabalhos


Nascido em Veneza, Romano Scarpa é um dos maiores desenhistas de quadrinhos Disney que já surgiram, comparável em técnica aos grandes Carl Barks e Floyd Gottfredson. Por causa da péssima política dos estúdios Disney de ocultar a identidade dos artistas envolvidos na produção de suas revistas, só recentemente seu nome foi conhecido pelo grande público.

Quando criança, Scarpa era colecionador do “Topolino Giornale” (“Jornal do Mickey”), publicação da editora Mandadori que circulava na Itália desde 1935. Durante a Guerra as vendas cairam drasticamente e, com o fim do conflito, a estratégia de recuperação da Mandadori foi transformar, em abril de 1949, “Topolino Giornale” numa revista em formatinho: “Topolino Libretto”. O sucesso da nova fórmula estimulou a editora a investir mais na produção de HQs nacionais. Scarpa, que tinha desistido de tentar carreira nas HQs Disney durante a recessão italiana e que tinha ingressado na sua segunda grande paixão — os desenhos animados — finalmente teve sua grande chance na Mandadori quando foi contratado pela editora em 1953.

A obra de Scarpa se divide em três períodos. O primeiro, que vai de 1953 até 1963, é considerado por muitos seu melhor período, seja por trabalhos com desenho e roteiro totalmente seus, seja desenhando roteiros de outros, principalmente de Guido Martina.

No segundo período, de 1963 a 1969, desenha com traço veloz, valorizando quantidade à qualidade, a maioria desenhando histórias de escritores menores.

Na terceira e última fase, que vai de 1969 até sua morte em 2005, seu traço atinge uma qualidade gráfica insuperável, como se pode observar em seus trabalhos.

Fonte:
http://www.dimensionedelta.net/scarpa/



Relate algum problema encontrado nesse artista