Ofertas na Amazon!


Lyman Young



País de nascimento: Estados Unidos da América
20 de outubro de 1893
12 de fevereiro de 1984

Lista de revistas com trabalhos de Lyman Young
Veja lista detalhada dos trabalhos


Lyman Young nasceu em Chicago, em família de artistas — a mãe era desenhista, a irmã ensinava Arte e o irmão Murat desenhava quadrinhos. Lyman estudou no Chicago Art Institute.

Aliás, sempre que se referem à sua obra, os autores lembram-no como irmão de Murat Young, mais conhecido como Chic Young, criador de "Blondie" (no Brasil, "Belinda", "Florisbela" ou "Belinha"). Na realidade, Chic teve forte influência na carreira de Lyman, pois, na época, apesar de mais moço, já era famoso por "Blondie" e se esforçou por fazê-lo desistir da carreira de desenhista de publicidade a fim de que criasse uma tira de quadrinhos para jornais. Mas Lyman Young é tão ou mais importante que Chic na história das histórias em quadrinhos.

Na I Guerra, serviu na França, nas ambulâncias do Corpo de Saúde do Exército. Em 1918, terminada a Guerra, voltou aos Estados Unidos. Em 1924, estimulado pelo irmão, largou a publicidade e passou a desenhar a série "The Kelly Kids", criada em 1919 por C.W. Kahler.

Conratado pela King Features, Lyman Young mudou-se de Saint-Louis (Missouri) para Nova York, onde começou a desenhar a série "The kid sister" (1927). "The kid sister" era uma variação de "The Kelly Kids" que, em 1931, passou a ser publicada na parte superior ("top") das páginas dominicais de "Tim Tyler". Em 1928 criou seu famoso "Tim Tyler's luck". Em 1935 fez "Curley Harper", uma tira com a história de um detetive repórter, para substituir "The kid sister".

Lyman Young contava com assistentes para ajudá-lo em "Tim Tyler's luck", principalmente quando a demanda pelas histórias aumentou. Um deles — Alex Raymond — praticamente desenhou sozinho as diárias e as dominicais, entre 1932 e 1933, largando a série para começar seu "Flash Gordon".

Até 1928, com o aparecimento das primeiras séries de histórias de aventuras — "Tim Tyler", de Lyman Young, "Tarzan", de Hal Foster, "Buck Rogers", de Richard Calkins — as histórias em quadrinhos eram (conforme a própria denominação inglesa, "comics") predominantemente humorísticas.

Cabe, portanto, a Lyman Young a posição de um dos pioneiros dos quadrinhos de aventuras com características modernas.

— de um texto de Francisco Serapião publicado pela Ebal em 1979 (digitalizado e adaptado por Antônio Luiz Ribeiro)



Relate algum problema encontrado nesse artista

  • José Braga
  • Adicionado por
    José Braga
    em 26/04/2007 05:44:00