Jim Shooter



País de nascimento: Estados Unidos da América
27 de setembro de 1951

Lista de revistas com trabalhos de Jim Shooter
Veja lista detalhada dos trabalhos


(acima, Shooter em 2007)

Editor americano, nascido em Pittsburgh, Pensilvânia, e descendente de poloneses. Quando tinha 12 anos, e estava internado em um hospital, leu “Spider-Man” (Homem-Aranha) nº 2. Era o ano de 1964. O jovem ficou tão impressionado com aquele “comic” que, após deixar o hospital, foi correndo atrás de outros títulos da editora Marvel.

Aos 13 anos já era um dos pupilos do roteirista Mort Weisinger. Pouco depois, quando se tornou um escritor profissional, foi trabalhar para a editora DC. Seu primeiro argumento foi comprado pela DC em fevereiro de 1966 e publicado cinco meses depois, na revista “Adventure Comics” nº 346.

Após alguns anos ele foi para a Marvel e, com o tempo, alcançou o alto posto de “editor-chefe” da editora (isso em 1978), sucedendo Archie Goodwin. Shooter ficou no cargo durante nove anos, depois de muita polêmica (muitos fãs e profissionais o acusam de ter burocratizado a criação das histórias da editora, podando a criatividade dos autores da Marvel). Autores da casa, como Chris Claremont e John Byrne, se desentenderam com ele.

Assim, um sonho iniciado num dia de verão de 1964, no leito de um hospital, estava inteiramente realizado. Mas a infância e adolescência de Jim Shooter não foram fáceis. Sua família passava por sérios problemas por falta de dinheiro.


Notas e fontes —
(..) de um texto de Luiz Antônio Sampaio, publicado na revista “Calafrio” nº 38, 1988 (digitalizado e adaptado por Antônio Luiz Ribeiro);
(*) Jota Silvestre, “Mundo dos Super-Heróis” no. 24, 2010, pág. 18



Relate algum problema encontrado nesse artista