3
Vertigo: Além do Limiar


Jim Mooney



País de nascimento: Estados Unidos da América
13 de agosto de 1919
30 de março de 2008

Lista de revistas com trabalhos de Jim Mooney
Veja lista detalhada dos trabalhos


(na foto, Jim Mooney [de camisa escura] com Stan Lee)

Desenhista americano, cuja carreira iniciou em 1940. Começou na editora Ace e depois se mudou para a Timely (hoje Marvel) onde encontrou pela primeira vez aquele que se tornaria seu mais popular parceiro, Stan Lee. Passou então a colaborar com a Fiction House, onde fez "Suicide Smith" e "Camila" ("Wanda", no Brasil). Outras empresas que trabalhou naquele período foram Quality Comics (onde criou, em parceria com Bob Turner, "Chama", uma das grandes super-heroínas do período), Fox Features e os estúdios de Will Eisner & Jerry Iger.

Em 1946, Mooney se estabeleceu na DC Comics, empresa na qual permanceu até 1968. Foi na DC que o artista começou a trabalhar em "Batman". Em 1948, ele e o roteirista Bill Finger bolaram uma planta para a Bat-Caverna, o famoso esconderijo subterrâneo do Homem-Morcego. Mooney também fez para a editora "Aquaman", "Superboy", "Robin", "Léo Futuro" e "Supergirl".

Ao ser despedido da DC, em 1968, sob a desculpa e que seu traço estava ultrapassado, Mooney voltou a trabalhar com Stan Lee, na rival Marvel Comics, desta vez artefinalizando "Homem-Aranha", HQ que se tornou um "hit" editorial. O sucesso do famoso herói aracnídeo foi, proposital ou não, a vingança de Mooney contra a DC.

- Antônio Luiz Ribeiro



Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Guia dos Quadrinhos
  • Adicionado por
    Guia dos Quadrinhos
    em 05/03/2007 00:00:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro