Vertigo: Além do Limiar


Ivo Milazzo



País de nascimento: Itália
20 de junho de 1947

Lista de revistas com trabalhos de Ivo Milazzo
Veja lista detalhada dos trabalhos


Ivo Milazzo, nascido em Tortona, Milazzo considera-se um genovês de adoção. Sua carreira como desenhista de quadrinhos iniciou em 1973, ilustrando HQs de personagens da Disney, como Tio Patinhas e Pato Donald. Foi neste mesmo ano que que conheceu o roteirista Giancarlo Berardi, imortalizando o personagem “Ken Parker”, o mais badalado cowboy dos quadrinhos mundiais.

Mas a carreira desse torcedor do Genoa (o grande rival da Sampdoria, em Gênova) vai muito além de “Ken Parker”. Em seu currículo há diversos trabalhos de sucesso na Europa, como “O homem das Filipinas” (na coleção “Um Homem, Uma Aventura”); “Welcome to Springville”; as séries “Marvin il Detective”, “Tom's Bar” e “Giuli Bai & Co” (uma série ambientada em Gênova nos anos 50).

Seu primeiro trabalho profissional, foi em 1971, com uma história chamada “Il cieco”, publicada na revista “Horror”, da editora Sansoni.

Berardi e Milazzo planejavam um único episódio de Ken Parker para a revista “Colana Rodeo”, da Casa Editrice Cepim - atual Sergio Bonelli Editore (SBE). Calhou que, nesse época (1974), a editora procurava um material para substituir a série “La Storia Del West”. Depois de conhecer o projeto da dupla, o editor Sergio Bonelli se alvoroçou e pediu mais capítulos. Também fez uma mudança fundamental. No início, o herói chamava-se Jedediah Baker, inspiração direta de Jeremiah Johnson, o personagem do filme de Sidney Pollack. Bonelli vetou a ideia, pois preferia um nome curto e fácil de memorizar. Foi aí que surgiu "Ken Parker".

Em 1977 "Ken Parker" ganhou revista própria, que durou até 1984. Numa atitude rara no mundo das HQs, em maio de 1989 os autores relançaram as primeiras histórias do herói em nova revista publicada pela Parker Editore, empresa criada por eles próprios para essa empreitada. Em 1993 começou a produção de HQs inéditas para a “Ken Parker Magazine”.

A Parker Editore sobreviveu até 1994, e “Ken Parker Magazine” parou no número 18. Os autores se renderam às dificuldades empresariais e voltaram a trabalhar com a SBE, onde continuaram a série até o número 36 (1996), que foi substituída pela revista “Ken Parker Speciale”, que durou apenas quatro edições (a última datada de 1998).

A partir do final da década de 1980 ilustrou HQ's do policial "Nick Raider" (com roteiros de Claudio Nizzi) e, em seguida , do faroeste fantástico "Mágico Vento" (roteiros de Gianfranco Manfredi). Realizou também uma aventura de "Tex Willer" para a coleção Tex Gigante.

Em 2004, o desenhista abandona a produção de séries para dedicar-se a projetos mais pessoais. Desde então, surgiram álbuns como "Impeesa" (com Paolo Fizzarotti), "Uomo Faber" (2010, com Fabrizio Calzia), "Um Dragão em Forma de Nuvem" (2014, com Ettore Scola), "Il boia rosso" (2018, com Francesco Artibani) e "Tina Modotti - Reflexos de uma Vida" (com Anna Rita Graziano).

Ivo Milazzo já esteve no Brasil em vários eventos sobre quadrinhos.

Fonte: Ezequiel Guimarães; HQ "Um Dragão em Forma de Nuvem" (Figura/2024)


Ivo Milazzo

Personagens criados por Ivo Milazzo (4)


Relate algum problema encontrado nesse artista

  • Guia dos Quadrinhos
  • Adicionado por
    Guia dos Quadrinhos
    em 05/03/2007 00:00:00