Vertigo: Além do Limiar


Fred Kida



País de nascimento: Estados Unidos da América
12 de dezembro de 1920
3 de abril de 2014

Lista de revistas com trabalhos de Fred Kida
Veja lista detalhada dos trabalhos


De descendência japonesa-americana, e com uma carreira que durou mais de cinquenta anos, Fred Kida, após o colégio em 1938, entrou na American School of Design, juntamente com Bill Fraccio e Bob Fujitani, dois outros artistas com os quais manteria um longo relacionamento profissional.

Quando Will Eisner foi convocado em 1941, Fred se tornou um arte-finalista no Jerry Iger Studio, fazendo, inclusive, finalização de backgrounds no "The Spirit."

Kida psssou então para uma posição fixa na Qulaity Comics, onde desenhou e finalizou o seu primeiro trabalho, "Phantom Clipper" em Military Comics 9, de abril de 1942. Fez também ao menos uma história para o Vingador (Hangman) da MLJ Publications, com Fujtani.

Depois disso, começou uma associação de sete anos com a Hillman Comics, onde, com Fraccio fez o "Iron Ace". Sua estada na Hillman também o manteve em contato com Dan Barry, nas histórias do "Boy King", em uma associação que teria ramificações em sua carreira. Na Hillamn, trabalhou no Airboy (Big Boy, no Brasil) e sua aliada Valkyrie, além de Gunmaster, Heap (Monstro, no Brasil), e o Challenger, além de produzir capas memoráveis.

Ao sair da Hillman, com Robert Bernstein, e substituindo Bob Fujitani, foi para as tiras de "Judge Wright", finalizadas por George Roussos.Também fez tiras para os Escoteiros da América e revistas promocionais de Buster Brown, juntamente com Dan Barry, John Belfi, Reed Crandall, John Giunta e outros.

Quando a onda de super-heróis começou a passar, foi trabalhar com Charles Biro (criador de Airboy) na revista Crime Does Not Pay. Para Biro (e a Lev Gleason), fez trabalhos em histórias de crime e romances e histórias em "Desperado", "Air Devils", "Pee Wee and the Little Wise Guys" e "Uncle Charlie's Fables."

Kida também trabalhou para a Avon em"Knight of the North" em 1948 e "Jesse James" em 1951, e após conversar com Stan Lee, passou a desenhar histórias de faroeste e guerra para a Atlas. Trabalhou na Atlas em vários gêneros, como guerra (Men in Action, War Comics), crime (Amazing Detective Cases), horror (Strange Tales, Astonishing Comics], western (Two-Gun Kid, Ringo Kid), romance, e outros como Bible Tales for Young Folk, Tales of Young Folk, Waku Prince of the Bantu, The Black Night, Lorna the Jungle Girl, and Willie the Wise-Guy. Outros trabalhos na década de 1950 incluíram gêneros como aventura, crime, western, mistério.horror, e romance para a Toby Press, Dell, Feature Comics, Charlton, and Harvey.

Seu relacionamento anterior com Dan Barry fez Barry repetidamente pedir-lhe ajuda em "Flash Gordon" e Kida também ajudou nas tiras diárias e dominicais com Milt Caniff, e auxiliou também Alex Kotsky e Ray Bailey em "Steve Canyon". Em 1961, ajudou George Wunder em "Terry and the Pirates."

Na década de 1970, fez vários trabalhos para a Marvel em Capitão América, Doutor Destino, Namor, Inumanos, Ka-Zar, Luke Cage, Homem de ferro, Mestre do Kung Fu e Defensores, entre outros, na maioria das vezes como arte-finalista e algumas vezes como desenhista.

De 1981 a 1991, trabalhou nas tiras do Homem-Aranha, quando resolveu se aposentar.

http://www.tcj.com/page/422/?feed



Relate algum problema encontrado nesse artista

  • chrisandreas
  • Adicionado por
    chrisandreas
    em 30/01/2008 01:13:00