Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Dan Spiegle



12 de outubro de 1920
28 de janeiro de 2017

Lista de revistas com trabalhos de Dan Spiegle
Veja lista detalhada dos trabalhos


Desenhista americano, conhecido por sua versão de “Hopalong Cassidy”, o famoso cowboy de cabeleira branca. Desde cedo Spiegle sentiu vontade de se tornar um desenhista de HQs. Seus primeiros trabalhos foram rejeitados e só em 1949, quando estava no último ano do Chouinard Art Institute de Los Angeles, é foi que lhe surgiu a oportunidade de fazer aquilo que tanto desejava. Ele foi apresentado ao ator e empresário William Boyd, que procurava um artista para desenhar a nova tira para jornais baseada na sua interpretação de “Hopalong Cassidy”. Spiegle foi contratado para o trabalho e de imediato se debruçou sobre a prancheta de desenho. (1)

A primeira tira diária (em preto e branco) surgiu em 1949, sendo cancelada em 1955. Já as páginas dominicais surgiram em 30 de abril de 1950, desaparecendo em 1 de janeiro de 1956. (2) O novato Spiegle trabalhava como um veterano, surpreendendo a todos. O seu Hopalong Cassidy parecia ter atingido o ápice logo nas primeiras tiras. Era uma transposição fiel para os quadrinhos do “Hoppy” da telas. Tanto os desenhos quanto os roteiros assimilaram muito bem as características do velho western “B”, de modo que as histórias acabaram tendo ritmo e enfoque cinematográficos, lembrando em todos os aspectos os filmes de Boyd. E, além da figura do herói, Spiegle levou para sua obra outros personagens da série, ou seja, alguns dos companheiros (“sidekicks”) de “Hoppy”, como California Carlson, Lucky Jenkins, Mesquite e Red Connors. (1)

Em 1955 “Hopalong Cassidy” foi lamentavelmente canelado dos jornais. Spiegle tentou uma outra história par jornal, “Penn and Chris”, mas nunca conseguiu vendê-la a nenhum distribuidor. Foi então trabalhar nos “comic books”, principalmente para a Western Publishing, mas jamais voltou aos níveis qualitativos de “Hopalong Cassidy”. Pelo contrário, devido às limitações impostas às HQs de revistas, seus desenhos decaíram muito. (1) Entre os títulos que Spiegle desenhou para a Western estavam "Tarzan", "Magnus", "Maverick" (TV), "Flipper", "Lassie", “Colt .45”, "Korak", "Irmãos de Lança", "Dale Evans", "Terry e os Piratas", "Lawman" (a série da TV), "Buffalo Bill Jr", "Pocahontas" (versão Disney), "Perdidos no Espaço" (Space Family Robinson), "Mary Poppins", e "Abismo Negro" (ambos baseados nos filmes). (2)

Quando os filmes de “Jornada nas estrelas” foram transformados em material para jornais, Spiegle assinou alguns segmentos, sem o mesmo brilhantismo de “Hoppy”. Spiegle também fez a versão para “comic book” de “Jornada”, publicada pela editora DC. Ainda para a DC, fez "Batman", "Falcões Negros" (Blackhawk), "Soldado desconhecido", "Tomahawk", "Turma Titã" e "Jonah Hex". (2)

Para a Marvel fez bobagens como “Scooby Doo", "Capitão Caverna" (ambos para o selo Hanna-Barbera), "Homem-Aranha" e "Hollywood Superstars". (2)

A filha de Dan, Carrie Spiegle, é letrista de quadrinhos desde 1977. (2)




(1) Luiz Antônio Sampaio, revista “Calafrio” nº 40, 1989.
(2) Antônio Luiz Ribeiro



Relate algum problema encontrado nesse artista

  • DiegoHH
  • Adicionado por
    DiegoHH
    em 09/06/2007 09:38:00