Al Taliaferro



País de nascimento: Estados Unidos da América
29 de agosto de 1905
3 de fevereiro de 1969

Lista de revistas com trabalhos de Al Taliaferro
Veja lista detalhada dos trabalhos


Charles Alfred Taliaferro nasceu em Montrose, Colorado, em 29 de agosto de 1905 e foi o primeiro e mais importante artista das famosas tiras diárias do Pato Donald. Desenhando as tiras de 1937 a 1969, Taliaferro e seu principal escritor, Bob Karp, modelaram o personagem. Eles adicionaram, nas tiras, personagens dos curtas animados, tais como a Margarida, os sobrinhos do Donald e o Gansolino.

Taliaferro juntou-se aos estúdios de Walt Disney em 1931, como animador, mas logo transferiu-se para o departamento de quadrinhos. Entre os seus primeiros trabalhos estava a arte final para as histórias do Mickey, de Floyd Gottfredson. Depois disso, fez as primeiras tiras do Bichinho Bucky para as páginas dominicais em 1932.

De 1932 a 1939, Taliaferro desenhou as páginas semanais de "Silly Symphonies", nas quais adaptou muitos dos famosos curtas de Disney para os quadrinhos. Taliaferro começou a trabalhar nas tiras diárias do Pato Donald em 1938. Após dois anos, as páginas de "Silly Symphonies" foram substituídas pela página do Pato Donald, devido à popularidade do personagem. As tiras do Pato Donald de Taliaferro tornaram-se as mais distribuídas das tiras da Disney, e alcançaram imensa popularidade nos Estados Unidos.
Muito do material do artista permanece até hoje inédito no Brasil. Mas as revistas da Editora Abril publicaram várias tiras do desenhista, especialmente até o início dos anos 70. Depois, gradualmente, a publicação dessas tiras foi diminuindo.
Entre as tiras mais importantes do desenhista estão as de estréia nos quadrinhos do Bichinho Bucky ("Bucky Makes his Name") e do Alonso e da Joaninha ("The Quest for Fortune") em 1932, da Clara-de-Ovos (sem título) em 1934, do Bolívar (cachorro do Pato Donald, "Forbidden Fruit") em 1936, do Gansolino ("Justi in Time for Dinner") em 1938, e do Folião (posteriormente aproveitado na Turma da Pata Lee, "Clown of the Jungle") em 1947, todas inéditas no Brasil, além de "Quem tem Medo do Lobo Mau?", de 1933 (estréia dos Três Porquinhos e do Lobão nos quadrinhos), "A Galinha Sábia, de 1934 (estréia do Pato Donald nos quadrinhos), a tira de estréia (sem título) dos Sobrinhos do Donald, em 1937, "Donald Encontra Margarida", de 1940 (estréia da Margarida nos quadrinhos), "A Visita da Vovó Donalda", de 1943 (estréia da Vovó Donalda nos quadrinhos), e "Perfeita Demais", em 1961 (estréia do Prof. Ludovico nos quadrinhos).

Al Taliaferro continuou a desenhar as tiras diárias do Pato Donald até dois anos antes de sua morte, ocorrida em 3 de fevereiro de 1969 em Glendale, Califórnia.

http://www.esquiloscans.com.br/index1.php?a=2&&mest=Taliaferro,%20Al&&f=1



Relate algum problema encontrado nesse artista

  • DiegoHH
  • Adicionado por
    DiegoHH
    em 05/04/2007 05:23:00