Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Zha-Vam



Nome original: Zha-Vam
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Otto Binder, Wayne Boring

Lista de revistas com participação de Zha-Vam

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Action Comics (1938)  n° 351 - DC Comics
  • Brasil
    Almanaque de Superman  - Ebal
Zhan-Vam foi um vilão do Superman no período pré Crise que é muito semelhante ao personagem Capitão Marvel (Shazam), que anos mais tarde seria incorporado ao universo DC. Seu nome, assim como a palavra Shazam é um acrônimo dos deuses que lhe dão seus poderes.

Na época da Grécia antiga quando os deuses gregos no Monte Olimpo vislumbraram o futuro por intermédio do Oráculo de Delfos, tomaram conhecimento que não serão adorados pelos humanos no futuro, ao verem nessa época o Superman, sendo ovacionado pela população como um herói, acreditam que ele é um deus rival. Para combatê-lo os deuses criaram um corpo de argila que deram vida e concederam a ele um poder de cada um dos deuses, sendo: os raio de Zeus, a força de Hércules, a invulnerabilidade de Aquiles, o poderes sobre o fogo de Vulcano, a pontaria e o arco e flecha mágicos de Apolo e a velocidade e o poder de voo de Mercúrio. Além dos poderes concedidos pelos deuses, ele também recebeu um cinto mágico que possui botões com as letras iniciais de outros deuses e criaturas mitológicas. E ao pressionar esses botões Zha-Vam tem acesso a seus respectivos poderes e artefatos mágicos.

As letras dos botões em seu cinto proporcionam a Zha-Vam:

- Botão com a letra C o transforma em um Ciclope com um olho que dispara raios e enxerga através de tudo.
- Botão com a letra G o transformou em uma Górgona como a Medusa com o poder de petrificar os seres vivos, incluindo o Superman.
- Botão com a letra I dá o poder de projetar os arco-íris, que paralisam o oponente.
- Botão com a letra J deu a Zha-Vam os dentes-dragãos de Jasão, projetando fisicamente, dragões para atacar seus oponentes.
- Botão com a letra M deu a ele o poder de Morfeu, fazendo os seres vivos dormirem e sonharem, ou as habilidades de batalha de Marte o deus da guerra.
- Botão com a letra O deu a ele o uso do Escudo de Orion, um escudo místico impenetrável que poderia se expandir mais rápido do que o Superman poderia voar e cobrir a Terra.
- Botão com a letra P deu a ele o das Trevas de Plutão, deixando o planeta terra na escuridão.
- Botão com a letra F concedeu a Zha-Vam a Carruagem de do sol de Fáeton que é puxado por corcéis voadores e soltam chamas que derretem rochas, (na versão original esse poder corresponde ao botão da letra P junho com o poder de Plutão porque no inglês Fáeton é escrito com ph e não com F).
- Botão com a letra S refere-se a deusa hindu Shiva que deu a ele quatro braços armas e espadas.
- Botão com a letra T permitiria que ele se tornasse um gigante de 30 metros como um Titã ou concede a Zha-Vam o Martelo de Thor.

Ao chegar ao futuro Zha-Vam tornou-se líder do Sindicato do Crime, depois derrotou e humilhou o Homem de Aço algumas vezes.
Buscando uma maneira de derrotá-lo, o Superman utilizou seu computador na Fortaleza da Solidão, e descobriu que Zha-Vam além dos poderes que que recebeu dos deuses também herdou suas fraquezas e poderia derrotar Zha-Vam graças a fraqueza do calcanhar de Aquiles. Durante um confronto subsequente, Superman descobriu que Zha-Vam protegeu seu calcanhar com Kryptonita e perdeu a luta novamente. Mais tarde, aproveitando que o Superman estava fora da terra ajudando uma raça alienígena, Zha-Vam um dos poderes em seu cinto mágico e colocou o escudo de Orion em volta do planeta impedindo que o Superman voltasse ao planeta. Superman decide usar seus poderes para quebrar a barreira do tempo e voltar ao passado na época da Grécia Antiga para investigar a origem de Zha-Vam, lá Superman se infiltrou disfarçado no Monte Olimpo, lar dos deuses gregos e acabou presenciando a criação e razão pela qual Zha-Vam foi criado pelos deuses olímpicos. Ele também consultou o oráculo deles para aprender maneiras de derrotar Zha-Vam. Esse oráculo enviou o Superman para outro grupo de deuses, que haviam brigado com os deuses do Monte Olimpo e eram liderados pelo deus Netuno. Superman pegou emprestado um cinto mágico semelhante ao de Zha-Vam. Voltando ao presente, Superman derrotou Zha-Vam, enviando-o de volta ao Olimpo no passado, onde os Deuses olímpicos devolveram Zha-Vam à argila.

Zha-Vam



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antonio Pontes Junior
  • Adicionado por
    Antonio Pontes Junior
    em 21/02/2011 11:07:00