Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(58)
A
(2935)
B
(2640)
C
(3949)
D
(2801)
E
(1447)
F
(1434)
G
(2029)
H
(1550)
I
(792)
J
(2128)
K
(1288)
L
(1879)
M
(3757)
N
(1042)
O
(752)
P
(2521)
Q
(185)
R
(2208)
S
(3934)
T
(2649)
U
(306)
V
(916)
W
(514)
X
(281)
Y
(255)
Z
(608)
Zé Mulambo
Nome:
Aubrey Eustace "Slats" Scrapple
Nome original:
Slats
Licenciador:
United Feature Syndicate
País de origem:
Estados Unidos da América
Criado por:
Al Capp
,
Raeburn Van Buren
Lista de revistas com participação de Zé Mulambo
Personagem da tira "Abbie and Slats" ("Rancho Fundo", no Brasil). A história tinha como cenário Crabtree Corners (Rancho Fundo), uma típica cidadezinha americana. Começa com a solteirona Abbie Scrapple indo à estação esperar seu parente, Aubrey Eustace Scrapple — mais conhecido como Slats ("Zé Mulambo", no Brasil) —, vindo de Nova York. Esperando por um almofadinha do Leste, encontra um irrequieto jovem, briguento e sonhador. A velha Abbie, de coração simplório mas de ouro, empenha-se em "domar" o jovem Slats, transformando-o em mais um dos ingênuos habitantes da anacrônica Crabree Corners. E o consegue. Com o tempo, Slats deixa de lado seu modo irrequieto, cresce mais um pouco, amadurece, torna-se mais bonito e fica sendo outro típico cidadão de Crabtree Corners, embora permaneça nele sempre um espírio aventureiro e audacioso. Slats foi o herói do título. A solteirona Abbie, apesar de dar nome à historieta, acabou, com o tempo, ficando com um papel secundário nela.
Os desenhos de Raeburn Van Burem, traços suaves, bonitos, realistas (com alguns toques cômicos), desde o início mostraram ser perfeitos para visualizar os roteiros de Capp. "Rancho Fundo" tornou-se logo uma historieta agradável tanto no aspecto visual como narrativo. Uma bela combinação entre os dois aspectos. Na época, Al Capp estava tão repleto de idéias, que o seu "Ferdinando" não era suficiente para ele despachar todo seu espírito criativo. Ele precisava de algo mais, onde pudesse usar um humor mais fino e suave. "Abbie an' Slats" foi um repositório perfeito para as suas idéias, principalmente pelo fato de ter em Van Buren o desenhista ideal para isso. Capp, anos mais tarde (década de 50), escreveria outra historieta também com um humor mais suave: "Long Sam", desenhada por Bob Lubbers. O interessante é que o nome de Al Capp jamais apareceu em "Abbie an' Slats".
"Abbie an' Slats" sempre teve personagens marcantes, interessantes e bem vivas. Além das principais — Slats, Bathless, a morena Becky, a loura Sue (ambas filhas de Bathless) e Abbie — havia o ricaço gordo Jasper Hagstone (que se tornara o inimigo número um de Bathless, por representar exatamente o seu oposto), a sua filha Judy, o primeiro interesse romântico de Slats, o pescador Charlie (Carlos, no Brasil), o excêntrico Haggis McBagpipe etc. Essas personagens movimentavam-se de maneira perfeita na historieta, cada qual com suas características, fazendo de "Abbie an' Slats" uma obra de grande valor na combinação de boas histórias, boas personagens e bons desenhos.
O grande interesse romântico de Slats era a bela Becky. Eles se apaixonaram já em seu primeiro encontro. Durante anos e anos seu romance sofreu ameaças (entre elas as belas mulheres que apareceram para cortejar Slats), mas no fim os dois se casaram. Em 1970, pouco antes do término da historieta, Slats foi nomeado senador nos Estados Unidos. Este já era um Slats amadurecido, sério, competente, muito distante daquele rapazola briguento e irrequieto que apareceu em 1937.
Sue, irmã de Becky, também era outro interesse romântico dentro da historieta. Loura e bonita, acabou por se tornar uma personagem tão marcante quanto Becky.
"Abbie an' Slats" é uma obra que realmente merece o título de original. Sempre foi feita com o máximo de capricho por Van Buren, mesmo em seus anos finais. O estilo ilustrativo e sofisicado do artista, o seu mundo cheio de ação, humor, beleza e fantasia, as centenas de belas garotas que povoaram seus desenhos, tudo fez de "Abbie an' Slats" uma grande, criativa, bonita e interessante história em quadrinhos. No Brasil, as tiras diárias de “Abbie an' Slats” foram publicadas também pelo jornal “O Globo”, nos anos 50, com o título de “Zé Mulambo”. Infelizmente, não é hoje um título muito lembrado pelos editores para reedições.
— de um texto de Luiz Antônio Sampaio publicado na revista "Calafrio", nos anos 80 (digitalizado e adaptado por Antônio Luiz Ribeiro)
Fontes —
http://comicbookplus.com/?dlid=61922
Relate algum problema encontrado nesse personagem
Adicionado por
Antônio Luiz Ribeiro
em 30/01/2008 20:52:00
Editado por
Antônio Luiz Ribeiro
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*