Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Xerxes



Licenciador: sem licenciador


Lista de revistas com participação de Xerxes

Xerxes I (518 a.C. — 465 a.C.1 ) foi o imperador aquemênida de 486 a.C. até à data do seu assassinato em 465 a.C.. Era filho de Dario I, filho de Histaspes, e neto de Ciro, O Grande.

Xerxes era filho de Dario I e Atossa, filha de Ciro II, que se casaram após Dario ter se tornado rei dos reis (título que se dava ao imperador persa).

Apesar de Ariamenes ser o primogênito de Dario, foi Xerxes quem o sucedeu dado que era neto de Ciro II. Outro irmão foi o sátrapa Aquemenes, filho de Dario e de Atossa.

Xerxes foi casado com Vasti e, em seguida, com Ester, de origem judaica.

Xerxes herdou o trono por designação do pai, apesar de não ser o primogênito.

Continuou a guerra contra os gregos, conhecida como Guerras Médicas, como forma de vingança, pois seu pai havia perdido a Batalha de Maratona em 490 a.C.

Mandou construir um canal que atravessava a península de Atos, o que facilitou a passagem da frota. Após derrotar o exército de Leônidas I, vencendo a Batalha das Termópilas, que teve como palco o desfiladeiro de mesmo nome, Xerxes saqueou a Ática e, ao tomar Atenas, arrasou os santuários da Acrópole.

Mas sua frota foi destruída em Salamina, em consequência dos graves erros táticos que cometeu, retornando à Pérsia.

Ele nunca chegou a se recuperar dessa derrota e em seguida abandonou as ambições militares . Mais tarde morreria assassinado por seu ministro Artabanus, em 465 a.C.

Nos últimos anos de reinado dedicou-se à construção de palácios e monumentos que contribuíram para o embelezamento de Persépolis.

Artapano e o eunuco Aspamitres, conselheiros de Xerxes, o assassinaram, e convenceram Artaxerxes I de que Dario, seu irmão, havia assassinado o próprio pai;

Dario foi levado ao palácio de Artaxerxes e, mesmo negando o crime, foi executado.

Xerxes



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Nícolas Leite
  • Adicionado por
    Nícolas Leite
    em 25/04/2014 17:29:00
    Editado por fabiopeil