Vertigo: Além do Limiar


Vingador Fantasma



Nome original: Phantom Stranger
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Carmine Infantino, Gardner Fox

Lista de revistas com participação de Vingador Fantasma

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Phantom Stranger (1952)  n° 1 - DC Comics
  • Brasil
    Terror Negro, O  n° 91 - La Selva
O Vingador Fantasma é um personagem da editora DC, uma entidade em forma humana, de origem desconhecida, com amplos poderes místicos, mas que raramente os usa, preferindo ficar mais como um espectador. Suas histórias geralmente começam com o Vingador fazendo uma pergunta penetrante ao leitor sobre algo misterioso, e terminam com algum ensinamento moral ou espiritual.

Suas aparições na DC são raras. Certa vez ele ajudou Batman contra um mestre do vodu. Ele também foi um auxiliar e é um membro da Liga da Justiça, mas só aparece quando alguma ameaça mística de grandes proporções surge. No crossover da Liga da Justiça e Vingadores, há uma aparição, na qual o Vingador confirma ser membro da Liga. Na série Góticos Americanos, o Vingador estava entre os místicos que ajudaram o Monstro do Pântano contra a chegada do Mal ao Paraíso. Junto com Superman, ele deteve um cemitério amaldiçoado de criminosos mortos-vivos. O Vingador não interveio quando Lobo tentou destruir a Terra com uma bomba de hidrogênio, mas advertiu Jason Blood (Etrigan, o Demônio) e seus associados, de modo que eles puderam deter o czarniano.

O Vingador estava na Brigada dos Encapotados, grupo de místicos que ensinou ao jovem Tim Hunter os fundamentos da magia na série os Livros da Magia.

O Vingador leva Timothy numa viagem ao passado, mostrando a história do sobrenatural desde o princípio do universo até os tempos atuais. Nos tempos passados, Tim fica conhecendo a vida de vários magos e tem a oportunidade de ver a que fim a magia os levou. E o desfecho de todas essas histórias é trágico: a imersão de Atlântida, as bruxas perseguidas pela Inquisição e a triste história de Merlim que mesmo sabendo que sua paixão por Morgana levará a sua morte, não tem escolha senão continuar o caminho que levará a esse futuro.

A mini-série Reino do Amanhã mostra o Vingador sendo membro da Quintessência, uma espécie de tribunal cósmico que decide os eventos relacionados a humanidade.

O Caminhante Cinzento. O Espírito da Humanidade. Aquele sem Irmãos. Muitos são os epítetos associados com o enigmático Vingador Fantasma, mas nenhum engloba a totalidade de seu ser.

Vingador tem amplos poderes místicos (teletransporte espacial, temporal e dimensional, a habilidade de dispensar todo o tipo de ilusões e magia, projeção de rajadas de energia com grande força, resistência física/mistica e etc) e não envelhece.

Aparentemente, o Vingador parece sentir alguma espécie de culpa ou temor de que suas ações ou influência interfiram na ordem natural das coisas, e raramente usa seus poderes, preferindo agir mais como um conselheiro. Ele também parece estar sintonizado com o cosmos: no evento em que Lobo tentou destruir a Terra com uma bomba de hidrogênio, o Vingador percebeu que a Terra estava numa órbita estranha naquela época, muito frágil, e que a detonação do artefato poderia retirar o planeta de órbita, fazendo com que não tivesse vida por éons.

O modus operandi do Vingador Fantasma é uma característica de sua criação editorial no início da década de 1950: ele segue a linha dos narradores oniscientes que proliferavam nos programas de rádio daquela época e suas aventuras de então foram publicadas pela Novo Mundo e La Selva, onde tinha o nome de Estranho Fantasma.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Vingador_Fantasma e WCS


Relate algum problema encontrado nesse personagem