Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Túnicas Azuis



Nome original: Les Tuniques Bleues
Licenciador: Salveriu & Cauvin & Lambil
Criado por: Louis Salvérius, Raoul Cauvin

Lista de revistas com participação de Túnicas Azuis

Soldados da Cavalaria dos Estados Unidos, na segunda metade do século XIX, atuando principalmente no velho Oeste, aquartelados em fortes, quase sempre envolvidos em batalhas contra índios peles-vermelhas. E lutando contra os soldados confederados sulistas, na Guerra de Secessão, a guerra civil americana. Sátira humorística às histórias de faroeste.

São seus personagens principais o sargento Cornelius Chesterfield e o cabo Blutch. E personagens coadjuvantes os cavaleiros-soldados Tripps e Bryan; o comandante General Alexander; e, às vezes, o batedor índio Pena Prateada, o capitão Stark e outros.
O sargento é um militar simplório, mas orgulhoso de sua farda, enquanto o cabo é sarcástico e geralmente está louco para desertar.
Fisicamente, o sargento Chesterfield é ruivo e um pouco gordo com o desenhista Salvérius, emagrecendo com o desenhista Lambil; o cabo Blutch é baixinho, miúdo, de pouco cabelo e bicudo; o soldado Tripps é alto, magro e dentuço; e o soldado Bryan é o jovem bonitão. O comandante tem cabelos e bigodões brancos; o capitão Stark é ruivo, de barba e bigode ao estilo dos do célebre General Custer (pirado, só sabe ordenar "ATACAAAR"); e o Pena Prateada usa chapéu de cow-boy com uma pena.

Personagens criados em 1969 na Bélgica por Raoul Cauvin (texto) e Louis Salvérius (desenho), para ocupar o espaço de sátira ao faroeste deixado pela saída de Lucky Luke da revista Spirou e da editora Dupuis.
Quando Salvérius morreu, em 1972, deixou uma aventura inacabada, Outlaw (Fora-da-lei), terminada por Lambil, que se torna então o desenhista da série.

(AJO)

Túnicas Azuis



Relate algum problema encontrado nesse personagem