Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Topo Gigio



Nome original: Topo Gigio
Licenciador: Maria Perego
País de origem: Itália
Criado por: Maria Perego

Lista de revistas com participação de Topo Gigio

O Topo Gigio foi um personagem de um programa infantil exibido na televisão italiana na década de 1960.
O personagem, criado em 1958 pela roteirista e produtora de televisão italiana Maria Perego, seu marido Federico Caldura, e o colega artista Guido Stagnaro, foi dublado inicialmente na Itália durante 1 ano de 1959 a 1960 pelo cantor Domenico Modugno, depois foi dublado pelo ator Giuseppe "Peppino" Mazzullo durante 45 anos de 1961 a 2006, depois Gigio foi dublado por Davide Garbolino durante 2 anos de 2007 a 2009 e desde 2010 até hoje Topo Gigio é dublado por Leo Valli.

O boneco, um rato de espuma macia com olhos sonhadores e uma personalidade amigável e infantil, foi muito popular na Itália durante muitos anos - não só na TV, mas também em revistas infantis, como a clássica Corriere dei Piccoli, desenhos animados, merchandising e filmes.
Em 1963, a popularidade do personagem se espalhou para o mundo depois de ser apresentada no The Ed Sullivan Show nos Estados Unidos.

Hoje, o Topo Gigio ainda tem fãs fiéis e se tornou um ícone da cultura pop italiana. Ele ainda se apresenta regularmente no festival Sequim d'Ouro e em outros programas criados pela RAI.
O personagem protagonizou também o filme Le avventure di Topo Gigio, lançado em 1965.
Em 2020, uma série de desenho animado baseada no personagem foi produzida e lançada na Itália no serviço de streaming da RAI, RaiPlay. Em Portugal, a série estreou no Canal Panda em 12 de março de 2021.

O personagem fez aparições e tem vários fãs em muitos outros países - incluindo Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, Japão, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Romênia, Uruguai, Venezuela e na antiga Iugoslávia.

O personagem estreou no Brasil em 1969, no programa Mister Show, na Rede Globo.
Topo Gigio contracenava com o humorista Agildo Ribeiro e a voz era dublada pelo italiano Peppino Mazzullo, que não sabia falar português e decorava as frases a serem ditas apenas de maneira fonética, sem saber a tradução.
O programa era exibido em horário nobre, nas noites de quinta-feira e teve grande audiência.

Além de Agildo Ribeiro, Topo Gigio também contracenou com a atriz Regina Duarte. Em 1970, Agildo Ribeiro saiu do programa e Luís Carlos Miele assumiu a atração por um curto período. No ano seguinte, o rato ganhou um novo programa com Agildo Ribeiro, intitulado Topo Gigio Especial, que durou até o final de 1971.
Durante o final da década de 1960, o personagem fez muito sucesso no mercado musical também com a canção "Meu Limão, Meu Limoeiro", lançada em um compacto em 1969 e que foi recordista de vendas,[8] além de terem sido lançados vários bonecos, carrinhos, brinquedos e vários outros produtos licenciados.

Depois de mais de dez anos fora da televisão brasileira, Topo Gigio voltava ao ar na Rede Bandeirantes em 1983, com o programa Boa Noite Amiguinhos, onde o personagem também era dublado pelo italiano Peppino Mazzullo.
O programa não teve bons índices de audiência, ficando no ar menos de um ano. Anos depois, o programa Boa Noite Amiguinhos voltou ao ar em 1987 e durou dois anos no ar.
Inicialmente, com a voz de Cassiano Ricardo, mais tarde a voz do personagem passou a ser feita por Laert Sarrumor, vocalista da banda Língua de Trapo.
No programa, o boneco fazia dupla com o ator Ricardo Petraglia, que era apelidado carinhosamente por Topo Gigio de "Dick Petra". Nessa época, também foram lançados dois LPs com músicas cantadas pelo personagem: Topo Gigio no Brasil e Topo Gigio: Volume 2, ambos lançados em 1987 pela Disco Ban.
Ainda nesse ano, um filme foi produzido em 1989: Topo Gigio no Castelo do Conde Drácula, que foi lançado diretamente para VHS e contou com a atriz Samantha Monteiro no elenco.

Em 2000, a Globo tentou trazer o boneco de volta para participar do programa Zorra Total, mas desistiu devido aos custos do licenciamento cobrados pela empresa detentora dos direitos autorais do personagem.

Em 2014, a Sato Company comprou os direitos do personagem e relançou alguns episódios produzidos na década de 1970 no YouTube. Novamente, o personagem passou a ser dublado por Laert Sarrumor.

Nos quadrinhos ele foi apresentado na revista Corriere dei Piccoli da Itália e devido ao seu enorme sucesso foi lançado no Brasil pela Rio Gráfica num formato um pouco maior que o americano em junho de 1969. A revista tinha 52 páginas coloridas com média de 8 histórias por exemplar que ainda traziam jogos e passatempos. Sua periodicidade era aleatória mas a revista durou até 1971 tendo 24 edições.

- Sidnei Dias

Fontes - https://pt.wikipedia.org/wiki/Topo_Gigio
http://tvalenhaschmidt.blogspot.com/2018/11/gibis-antigos-classic-comics-topo-gigio.html

Topo Gigio



Relate algum problema encontrado nesse personagem