Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Tom



Nome original: Tom
Licenciador: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Joseph Barbera, William Hanna

Lista de revistas com participação de Tom

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Our Gang Comics (1942)  n° 1 - Dell
  • Brasil
    Papai Noel (Tom & Jerry)  n° 1 - Ebal
Personagem da dupla Tom & Jerry. uma popular série de filmes de curtas-metragens americana criado por William Hanna e Joseph Barbera, produzida inicialmente entre 10 de fevereiro de 1940 e 7 de setembro de 1967 para a Metro-Goldwyn-Mayer.

O centro da trama se baseia geralmente em tentativas frustradas de Tom tentando capturar Jerry, com o caos e a destruição que ainda se seguem.

Tom raramente consegue capturar Jerry, principalmente por causa das habilidades do engenhoso ratinho, e também por causa de sua própria estupidez. As perseguições eram eletrizantes e sempre vinham acompanhadas por uma boa trilha sonora.
Também eram utilizadas diversas armadilhas e truques que no final não davam resultado satisfatório, como bombas e ratoeiras, coisas que eram fundamentais na rivalidade entre o gato e o rato. Alguns personagens também marcam presença na trama, como o bulldog Spike e o rival de Tom, o gato Butch.

Depois de 1953, todos os desenhos de Tom e Jerry foram criados e produzidos no formato Academy Ratio; desde 1953 até 1956 alguns dos desenhos foram produzidos no formato Academy e no processo Widescreen Cinemascope.

Desde 1956 até o encerramento do estúdio de animação da MGM, um ano depois, todos os desenhos animados de Tom e Jerry foram compatíveis também no formato Academy Widescreen. Todos os desenhos de Hanna-Barbera foram produzidos em Technicolor; os trabalhos dos anos 1960 foram feitos em Metrocolor.

Tom é um gato doméstico que vive numa boa numa abastada casa de um subúrbio americano qualquer, enquanto que o singelo ratinho Jerry está sempre nas proximidades, pronto para ameaçar o reinado do felino.

Apesar de ser muito energético e determinado, o bichano é carente de inteligência e esperteza. Uma característica nos episódios é que o camundongo geralmente sai triunfante das inúmeras batalhas, enquanto seu adversário é o perdedor.

Entretanto, outros resultados podem ser alcançados; em ocasiões raras, há triunfos do felino. Às vezes, ironicamente, ambos perdem ou ambos, em casos mais extremos, terminam amigos (episódios "Heavenly puss" e "Triplet trouble").
Mas ambos os personagens possuem tendências sádicas, o que demonstra em proporções iguais a intenção de um atormentar a vida do outro.

Após o episódio de estreia, Fred Quimby, chefão da Metro, não queria novos desenhos com os personagens, alegando que não tinha graça um gato correr atrás de um camundongo. Mas, animados com o sucesso do curta de estreia, Hanna e Barbera foram em frente e, depois, o próprio produtor apoiou os novos desenhos.

Hanna e Barbera, em 1957, criariam a Hanna-Barbera, dirigiram episódios de Tom & Jerry de 1940 a 1958, quando o departamento de animação da MGM foi fechado.

No período entre 1960 e 1962, foram produzidos mais 13 desenhos, agora pela Rembrant Films, da Tchecoslováquia, sob a direção de Gene Deitch.

No desenho de estreia Tom se chamava Jasper e Jerry, Jinx. Mas na sequência de 1941 ("The midnight snack"), tiveram os nomes mudados para os atuais.
Sua cor é azul ou cinza, dependendo do episódio (a cor do pêlo é perto daquela da raça azul "russian" dos gatos).

Entre 1963 e 1967, o mestre da animação Chuck Jones fez 34 episódios na Sib-Tower 12 Productions.

Em 1975, os personagens retornaram para as mãos de da dupla Hanna-Barbera em 48 capítulos, no desenho "The Tom and Jerry Show".

Entre 1980-82 foi produzido "The Tom and Jerry comedy show", com as participações do cão Droopy e do Urso Barney (essa série é bem conhecida do público por apresentar o mesmo "score musical" em todos os episódios).

Em 1990, "Tom & Jerry kids" é lançado — nela o gato e o rato aparecem ainda filhotes.

De 1990 até hoje, foram feitos, "Tom & Jerry — O filme" (1993), "Tom & Jerry e o Anel Mágico", "Tom and Jerry tales", dentre outros.

Nos quadrinhos, no Brasil, a primeira aparição da dupla se deu em abril de 1952 na revista Papai-Noel (Tom & Jerry) número 1 da EBAL.

- Sidnei Dias
Antônio Luiz Ribeiro
Fontes — https://pt.wikipedia.org/wiki/Tom_and_Jerry

Tom



Relate algum problema encontrado nesse grupo

  • Erico Molero
  • Adicionado por
    Erico Molero
    em 11/09/2007 17:45:00