Vertigo: Além do Limiar


Tom Corbett



Licenciador: Dell
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Joe Greene

Lista de revistas com participação de Tom Corbett

Herói de uma série de aventuras de ficção científica. Surgiu pela primeira vez num roteiro radiofônico datado de 16 de janeiro de 1946, escrito por Joseph Greene para o Orbit Feature Services Inc. O nome da história era “Space Cadets” e seu herói era “Tom Ranger of the Space Cadets”.

A seguir, criou-se uma tira de jornal chamada “Tom Ranger and the Space Cadets”, em outubro de 1949.

Em 1950 o roteiro dessa tira foi transformada em série de TV, com o nome mudado para “Tom Corbett — Space Cadet”, levada ao ar até 1955, nos Estados Unidos. O programa aproveitou também idéias da novela de Robert A. Heinlein, “Space Cadet” (1948) — mais tarde também copiada por Gene Roddenberry na sua série de TV, “Star trek” (Jornada nas estrelas).

Na série de TV, eram narradas as aventuras de Tom Corbett (interpretado por Frankie Thomas), Astro (Al Markim) e Roger Manning (Jan Merlin), cadetes da “Academia Espacial” que buscam tornar-se integrantes do grupo de elite chamado “Guarda Solar”. Outro personagem era o Capitão Steve Strong (Edward Bryce). O treinamento do trio era feito na nave “Polaris”, dentro do sitema solar apenas.

A telessérie, por sua vez, foi também transformada em tiras para jornais, desenhadas por Ray Bailey e distribuídas pelo Field Enterprise a partir de setembro de 1951. Essa tira durou de 9 de setembro de 1951 a 6 de setembro de 1953. Paul S. Newman escreveu os roteiros desse material até 8 de fevereiro de 1953.

Houve também um material para gibis (revistas em quadrinhos), publicado pelas editoras Prize e Dell, e que no Brasil saiu pela editora Orbis com o título “Cadetes do Espaço”.

- Antônio Luiz Ribeiro


Relate algum problema encontrado nesse personagem