Vertigo: Além do Limiar


Tim Holt (Máscara Vermelha)



Nome original: Tim Holt (Red Mask)
Licenciador: sem licenciador


Lista de revistas com participação de Tim Holt (Máscara Vermelha)

Ator americano, mais conhecido por seus filmes de cowboys e pelo papel de Bob Curtin em “O tesouro de Sierra Madre” (1948). Tim Holt surgiu nos quadrinhos em 1948, quando diversos cowboys do cinema estavam sendo licenciados para os comics. As editoras que mais aproveitaram artisticamente (com seus desenhos bonitos) esse filão das matinês foram a Fawcett e a Dell. Mas a Magazine Enterprises (ME) não ficava muito atrás. Esta lançou, em 1948, “Tim Holt”, com belos desenhos de Frank Bolle.

Nas revistas da ME, Tim Holt era o proprietário do Rancho T-Bar-H onde, com seu assistente Chico Rafferty, cuidava das diversas atividades da fazenda, nos arredores da cidade de Bullet. Mas a partir do número 20 (novembro de 1950) de “A-1 Comics” (“Tim Holt”), ele passou a ter uma identidade secreta, a do Máscara Vermelha — herói inspirado num filme de Holt intitulado “O Vingador Mascarado” (Red River Robin Hood).

No início, o misterioso vingador embuçado foi mesmo o alter ego de Holt. Mas com o tempo o nome Tim Holt foi abandonado definitivamente na série do herói mascarado. Máscara Vermelha teria surgido nos quadrinhos como solução dos editores da ME (principalmente Ray Krank) para não pagar direitos de Tim Holt, cuja carreira cinematográfica já estava encerrada (a revista “Tim Holt” durou até o nº 54, em 1957. Quanto ao ator, passou a trabalhar em rodeios, músicais e numa estação de rádio, até morrer de câncer nos ossos, em 1973, aos 54 anos).

As histórias com Máscara Vermelha foram criadas por Krank (roteiro) e Bolle (desenhos). E o curioso é que, com Bolle, o herói revezava duas máscaras: um lenço vermelho cobrindo a boca e o nariz e uma máscara cobrindo os olhos. E existe pelo menos um episódio (“Stage to devil gap”, 1954) com duas versões: uma com o lenço e outra com a máscara cobrindo os olhos.

Em 1956, para aproveitar a onda de gibis do gênero, a Rio Grafica lançou a revista “Campeões do Oeste”, apresentando HQs de “Tim Holt” e outros cowboys. Lançada em abril-maio daquele ano, a nova revista inicialmente era bimestral. A partir do nº 7, passou a sair mensalmente. Teve a invejável marca de 141 números, sendo o último lançado em janeiro de 1968 (quando já tinha periodicidade mensal). A La Selva também publicou, nos anos 60, o “Red Mask” de Bolle, mas rebatizando-o de “Cavaleiro Mascarado”.

- Antônio Luiz Ribeiro


Fonte —
- Marcos Moraes (Gibimania), arquivo

Tim Holt (Máscara Vermelha)



Relate algum problema encontrado nesse personagem