Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(57)
A
(2918)
B
(2628)
C
(3932)
D
(2797)
E
(1435)
F
(1430)
G
(2018)
H
(1546)
I
(791)
J
(2120)
K
(1284)
L
(1873)
M
(3740)
N
(1037)
O
(748)
P
(2513)
Q
(182)
R
(2195)
S
(3915)
T
(2635)
U
(304)
V
(916)
W
(509)
X
(280)
Y
(253)
Z
(606)
Thor
Nome:
Grant Farrel
Nome original:
Thor
Licenciador:
Domínio Público
Criado por:
Pierce George Rice
Lista de revistas com participação de Thor
Primeira aparição no:
País de origem
Não, não se trata do Thor (The Mighty Thor) de Stan Lee e Jack Kirby, hoje muito conhecido e objeto até mesmo de filmes lamentáveis. Mas sim um antecessor, cuja primeira aparição se deu na revista “Weird Comics”, em 1940 — ou seja, 22 anos antes do Thor da Marvel. Criado por Pierce George Rice, baseado na mitologia nórdica, esse herói era, na verdade, Grant Farrel, um franzino rapaz desprezado pela namorada (e depois secretária), a bela Glenda, quando o deus Thor, procurando um sucessor para combater o mal na Terra, o escolhe para ganhar os poderes do deus do trovão. Thor o atinge com um raio, conferindo-lhe seus poderes e seu martelo que, sempre que arremessado, voltava às mãos do dono, como um bumerangue.
Todo o conceito de Lee e Kirby já se encontrava descaradamente aqui. Para que não fosse revelada a pseudo-genialidade de Stan Lee (que, na cara de pau, chegou a declarar que foi a Marvel quem trouxe a mitologia nórdica para os gibis), este Thor original foi como que mantido em segredo por muitos anos, mas com a popularização da internet, a coisa foi ficando cada vez mais difícil. Observando o Thor de Rice percebe-se que foi mesmo Jack Kirby quem caprichou e merecia a maioria dos créditos pela versão da Marvel — a Lee ainda caberiam os méritos dos bons textos e diálogos. Como bem observou Ruy Castro, o Thor da Marvel “é um coquetel de 'science-fiction' & mitologia viking”.
Infelizmente, o Thor de Pierce não manteve uma definição visual no decorrer dos números. No quarto número de “Weird Comics”, por exemplo, o herói deixou de usar a capa e o elmo. E, no número seguinte, nem mesmo o martelo mágico apareceu. A mudança radical veio no número 6, onde o herói viking desapareceu para dar lugar ao “Dynamite Thor”, um outro personagem trajando uma malha vermelha e azul com um sol amarelo estampado no peitoral. Após uma derradeira aventura no sétimo número de “Weird Comics”, a editora Fox cancelou definitivamente os dois heróis.
Notas e fontes —
- José Salles
- Antônio Luiz Ribeiro
Relate algum problema encontrado nesse personagem
Adicionado por
antônio Luiz Ribeiro
em 30/12/2007 15:00:00
Editado por
Antônio Luiz Ribeiro
,
zurgk
,
antônio Luiz Ribeiro
|
Ver outras contribuições
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*