Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(59)
A
(2944)
B
(2645)
C
(3965)
D
(2808)
E
(1452)
F
(1438)
G
(2033)
H
(1554)
I
(792)
J
(2133)
K
(1291)
L
(1887)
M
(3767)
N
(1050)
O
(754)
P
(2529)
Q
(186)
R
(2213)
S
(3950)
T
(2652)
U
(306)
V
(922)
W
(516)
X
(282)
Y
(256)
Z
(608)
Tamoios
Licenciador:
Domínio Público
País de origem:
Brasil
Lista de revistas com participação de Tamoios
Os índios Tamoios habitavam a Ilha Grande.
Após o descobrimento, em 1502, várias expedições exploradoras e aventureiras foram realizadas no litoral brasileiro. Com isso, significante número de registros históricos foram manuscritos e falando especificamente da Ilha Grande, iniciamos por volta de 1552.
A Ilha Grande fazia parte da nação dos índios Tamoios, que se estendia de Cabo Frio ( litoral norte do RJ ) até as proximidades de Ubatuba ( litoral norte de SP ) , onde fazia fronteira com as terras dos índios Guaianás-Guaranis , que habitavam o sul da América do Sul.
Ilha Grande já era assim chamada pelos índios Tamoios, que na língua Tupi era Ipaum Guaçu. Ipaum significa Ilha e Guaçu significa Grande. Esse registro deve-se ao aventureiro alemão Hans Staden, que assim o registrou nos mapas publicados em sua obra em 1557. Padre Anchieta, o famoso catequista dos índios brasileiros, também registrou a presença dos Tamoios na Ilha. Segundo Anchieta, eles viviam em aldeias com cerca de seis ocas, totalizando aproximadamente 150 habitantes. Eram valentes guerreiros, ótimos flecheiros, caçadores, pescadores de linha e mergulho e viviam de modo distinto dos outros indígenas do continente, além de terem a sua linguagem também diferente.
A vegetação – mata atlântica, semelhante a da Serra do Mar, conservou-se apenas nas montanhas , devido à topografia íngreme dos topos que fez com que , nos séculos que se seguiram, o machado dos navegantes destruísse a flora da periferia, impedindo assim que o homem as destruísse por completo. Registros históricos descrevem as florestas da Ilha Grande como as mais bonitas do início da colonização pois, estas chegavam até a beira do mar. Haviam troncos de árvores de descomunal tamanho. Laranjeiras e limoeiros nasciam e cresciam, por dádiva da natureza. As matas eram muito densas, dificultando a caça e naquela época, eram habitadas , em grande população, por jacarés, lagartos , macacos (ainda existem vários bandos), ouriços, pacas, jaguatiricas, gambás, ratos e cobras jararaca.
Relate algum problema encontrado nesse grupo
Adicionado por
Marcos Nash
em 24/03/2020 14:55:00
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*