Vertigo: Além do Limiar


Speed Racer



Nome: Go Mifune
Nome original: Go Mifune
Licenciador: Tatsunoko Production
País de origem: Japão
Criado por: Tatsuo Yoshida

Lista de revistas com participação de Speed Racer

Surgido na HQ japonesa "Mach GoGoGo", de Tatsuo Yoshida, e tema de um desenho animado de sucesso transmitido pela TV Fuji, Speed é um intrépido piloto de corridas de 18 anos que está sempre ajudando a Interpol e a polícia em geral a desvendar mistérios (geralmente envolvendo contrabandistas e espiões) durante os circuitos internacionais que participa. Seu carro é um arsenal sobre rodas, o Mach 5, criado por seu pai, um gênio da mecânica e da aerodinâmica. Na verdade, o carro era a grande atração do desenho. Até então os heróis de animês invariavelmente se deslocavam por meio de naves espaciais ou usando o poder de voo. Speed dependia de um carro, um carro espetacular, é verdade, mas ainda assim um carro. Sem ele, Speed tinha que depender de seus punhos e da ajuda do misterioso Corredor X, que era, sem ele saber, seu irmão mais velho desaparecido.

Speed apareceu pela primeira vez num mangá (gibi japonês) chamado “Shonen Book”, nos anos 60. Mas foi no desenho animado produzido pelo estúdio Tatsunoko para a TV Fuji, entre 1967-68, que o herói ganhou popularidade. Há quem diga que o título foi inspirado por “Viva Las Vegas” (1958), filme americano onde Elvis Presley vive um intrépido piloto.

Esse desenho foi exibido também nos Estados Unidos, nos anos 60, e foi lá que os nomes foram adaptados para as TVs do Ocidente, como por exemplo o corredor Go Mifune virando “Speed Racer”.

No Brasil, Speed Racer estreou em 1969, no programa do “Capitão Furacão”, da TV Globo. No ano seguinte, era exibido no programa “Zas Trás” como “Capitão Meteoro” (curiosamente, “Meteoro” era como ele era chamado na Argentina), apresentado pela bela Marcia Cardeal, que mais tarde virou diretora de colégio no bairro paulista do Ipiranga.

No início, o desenho do corredor mais intrépido do mundo não teve muita repercursão no Brasil, já que não era em transmissão nacional (a TV de Roberto Marinho ainda não era a famosa Rede Globo). A coisa mudou de figura em 1975, quando o “Clube do Capitão Aza”, da TV Tupi, reprisou o desenho em âmbito nacional. O apresentador Wilson Viana, o Capitão Aza, revelava em entrevistas um pouco antes de falecer que o audaz corredor era o ponto alto de seu programa. “Quando o desenho do Speed Racer entrava, a audiência do programa disparava”, revelou um pouco antes de morrer.

Houve também um filme, “Speed Racer” (2008), onde o herói é interpretado por Emile Hirsch.

- Antônio Luiz Ribeiro

Speed Racer



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • José Braga
  • Adicionado por
    José Braga
    em 23/06/2007 12:01:00