Vertigo: Além do Limiar


Sideral



Nome original: Space Mouse
Licenciador: Walter Lantz
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Chase Craig, John Carey

Lista de revistas com participação de Sideral

Não confundir com o “Super Mouse”. Sideral apareceu pela primeira vez em gibi, em 1960. Era um ratinho aventureiro do planeta Rodentia (“Ratólia”, na versão brasileira publicada pela Editora Abril) que percorria o espaço a bordo de seu disco-voador. Seus principais inimigos eram os gatos do planeta Felínia, que ambiçavam invadir Ratólia, este governado pelo rei Queijão.

O curioso é que todos os ratolianos eram completamente incompetentes e medrosos, restando apenas a Sideral salvar o planeta.

Em 1959, a Western Publishing Company detinha a licença para produzir quadrinhos baseados nas propriedades de Walter Lantz, como Pica Pau, Willy e Andy Panda.

A Western percebeu que estava pagando muito dinheiro a Lantz pelos direitos de seus personagens, mas não estava obtendo tantos títulos diferentes do acordo quanto gostariam. Os executivos da Western instruíram seu editor sênior, Chase Craig, a lançar outra revista em quadrinhos baseada em uma propriedade da Lantz. Ele examinou os personagens disponíveis e decidiu que nenhum deles poderia sustentar sua própria série.

Chase então viu um comunicado de imprensa da Walter Lantz Productions que indicava que eles estavam produzindo um curta de desenho animado intitulado " Space Mouse “ (Sideral). Ele imaginou uma tira no estilo de Buck Rogers, estrelando um rato em um traje espacial, e achou que daria uma ótima história em quadrinhos. Chase ligou para o escritório de Lantz e pediu que enviassem uma cópia do storyboard do " Space Mouse ". Chase se juntou a John Carey e começou a trabalhar na história em quadrinhos que tinha em mente.

Chase decidiu entregar o conceito a Walter Lantz. Depois que algumas páginas da nova tira foram concluídas, Chase as levou ao escritório de Lantz e pediu permissão para publicar o quadrinho como propriedade de Lantz. Lantz, que deteria os direitos autorais, é claro que concordou.

Após a publicação da edição inicial, Four Color, Series II #1132, Walter Lantz produziu um piloto do Space Mouse intitulado " The Secret Weapon".. Foi lançado nos cinemas em 1960, e mais tarde foi exibido na televisão em 1963 como parte do Show do Pica Pau.

- Antônio Luiz Ribeiro
- Sidnei Dias

- Fontes :
- www.toonopedia.com/spmouse.htm
- https://walterlantz-fandom-com.translate.goog/wiki/Space_Mouse?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=sc

Sideral



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 01/12/2008 20:32:00