Vertigo: Além do Limiar


Salvador Dalí



Nome: Salvador Felipe Jacinto Dalí I Domènech
Licenciador: Personagem Real
País de origem: Espanha


Lista de revistas com participação de Salvador Dalí

Salvador Domingo Felipe Jacinto Dali i Domènech [1904-1989], nascido na cidade de Figueres, na Catalunha, Espanha, foi muito incentivado artisticamente por sua mãe, Felipa Domenech Ferres, com quem tinha forte ligação. Começou a pintar aos 13 anos e seu pai, Salvador Dalí i Cusí, organizou sua primeira exposição familiar com desenhos feitos à carvão.

Sua primeira exposição pública foi realizada na cidade onde nasceu, no “Teatro Municipal de Figueres”, em 1919. Em 1921 perdeu a mãe, vítima de um câncer de mama. Dalí estudou na “Escola de Desenho Federal”, na “Academia de Artes de San Fernando”, em Madrid, de onde foi expulso em 1926 por se recusar a fazer as provas da disciplina de Teoria das Belas Artes. Chamado muitas vezes de o “Mestre a Arte Surrealista”, Salvador Dalí chegou a afirmar que seus quadros eram "fotografias de sonhos pintadas à mão”.

Assim, foi considerado um dos grandes ícones da vanguarda surrealista. Todavia, causou polêmicas por motivos de interesses e tendências políticas distintas, o que fez com que fosse expulso pelo líder e fundador do movimento, André Breton. Chegou a dizer que: “A diferença entre os surrealistas e eu é que, na verdade, eu sou surrealista".

Figura excêntrica, singular e exibicionista, Dalí possuía um estilo único, o qual pode ser definido como ousado, vanguardista e libertador. Como exemplo, podemos citar suas vestimentas, sempre extravagantes e de cores vibrantes, além do bigode fino e pontudo, o qual se tornou sua marca registrada..

Foi casado com Elena Dimitrievna Diakonova, conhecida pelo nome de Gala Éluard, russa e ex-esposa do poeta Paul Éluard. Ela foi muitas vezes mencionada pelo próprio Dalí como sua “grande musa inspiradora”. Após a morte de Gala, em 1982, Dalí tornou-se um homem infeliz. Morreu em sua cidade natal, Figueres, em 23 de janeiro de 1989, aos 84 anos, em decorrência de insuficiência cardíaca.


FONTE: https://www.todamateria.com.br/salvador-dali/

Salvador Dalí



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • chrisandreas
  • Adicionado por
    chrisandreas
    em 27/08/2013 14:23:00