Ofertas na Amazon!


Saddam Hussein



Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Saddam Hussein

Saddam Hussein Abd al-Majid al-Tikriti, mais conhecido como Saddam Hussein, nasceu em uma família de poucos recursos financeiros, na aldeia al-Awja, localizada no município de Tikrit, habitado por uma maioria de muçulmanos sunitas, no dia 28 de abril de 1937. Hussein tornou-se uma das lideranças políticas mais significativas do mundo árabe, e um dos ditadores mais sanguinários e odiados da história. Sob seu regime ditatorial, comandou o Iraque de 1979 a 2003, atuou também como primeiro-ministro de 1979 a 1991 e no período de 1994 a 2003. Seus pais eram lavradores e habitavam a região norte do Iraque. Seu pai morreu ou desapareceu antes mesmo do garoto nascer. Ele cresceu sob os cuidados de uma irmã de sua mãe.

Consta que, antes de ascender ao governo iraquiano, Hussein já era acusado por algumas pessoas de ter matado uma de suas mestras escolares e uma prima. Ainda adolescente, seguiu para Bagdá, onde, ao completar 19 anos, em 1956, filiou-se ao Partido Socialista Árabe, Ba’ath. No mesmo ano, integrou um grupo que deflagrou um golpe de Estado malsucedido contra o monarca Faisal II. Nesta mesma ocasião, seu ego foi profundamente ferido ao ser rejeitado pela Academia Militar de Bagdá, talvez por não ter concluído sua formação. Em 1960, ele foi condenado à pena de morte por ter participado de outro movimento fracassado, mas conseguiu escapou para o Egito, onde recebeu generoso asilo político. Neste país o futuro político pôde completar a educação secundária. Ingressou na Escola de Direito e graduou-se em 1968.

Após ser absolvido em sua terra natal, retornou à capital do Iraque após a revolta implementada por seu partido político, em fevereiro de 1963. Um ano depois, foi preso e só obteve libertação em 1967. Aos 26 anos conquistou a patente de general. Durante a década de 1970, seu poder começou a despontar e culminou com o golpe de Estado o qual lhe permitiu ascender ao cargo de Presidente do Iraque, em 1979. Um ano depois, invadiu o Irã e deu início a uma das piores guerras desta época. Neste conflito, os EUA atuaram como aliados dos iraquianos, ao mesmo tempo em que a União Soviética se unia aos iranianos. O ditador também esteve no centro de outra conflagração internacional ao ocupar o Kuwait, em 1990, ao assumir controvérsias em relação aos preços do petróleo, questão que se somou a antigos problemas entre os dois países.

Desta vez, o governo dos Estados Unidos se voltou contra seus antigos aliados, no conflito conhecido como Guerra do Golfo. A partir deste momento, os americanos deram continuidade à luta contra Saddam, principalmente após Hussein ter transgredido as cláusulas do contrato assinado após o término do conflito, no qual o governante afirma respeitar as fronteiras do Kwait, entre outros itens significativos. Em 20 de março de 2003, em represália contra os atentados de 11 de Setembro em Nova Iorque e na cidade de Washington, George W. Bush, então presidente dos EUA, ordenou a invasão do Iraque, deu início a mais uma Guerra do Golfo, sem o aval da ONU. Após permanecer escondido por diversos meses, Saddam foi finalmente encontrado pelas forças americanas no dia 13 de dezembro de 2003.

Oculto em uma cova sob a terra, em uma fazenda localizada em Adwar, perto de sua cidade natal, Hussein foi oficialmente decretado prisioneiro de guerra em 2004 e colocado aos cuidados do Governo temporário do Iraque. Em outubro de 2005, um Tribunal especial foi criado para desenvolver o processo judicial contra Saddam Hussein, considerado criminoso de guerra, acusado, entre outras coisas, de cometer genocídio. Em cinco de novembro de 2006 ele foi condenado à forca, muito embora preferisse a morte por fuzilamento. Depois de muitos protestos, Saddam foi finalmente morto em 30 de dezembro de 2006, em Bagdá. Foi sepultado um dia depois, em terras familiares, próximo de Tikrit, sua cidade natal.

Saddam Hussein



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 26/06/2012 16:28:00
    Editado por Fabio Garcez