Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Rima



Nome original: Rima
Licenciador: W. H. Hudson
Criado por: W. H. Hudson

Lista de revistas com participação de Rima

(acima, a personagem na versão da DC Comics, desenhada por Nestor Redondo)

Personagem do livro "Verdes moradas" (1904), de W. H. Hudson, que contava a história de uma estranha jovem, "Rima the Bird Girl", criada nas selvas da Venezuela, que tinha certos poderes sobre os animais. Em 1959 Mel Ferrer adaptou o livro para um filme da MGM, com Audrey Hepburn no papel da heroína.

"Rima" também foi uma tentativa dos quadrinhos da editora DC de ressuscitar o filão "garotas das selvas", gênero que teve seu auge nos anos 40 ("Sheena", "Tigrana", "Rulah"...). A versão em quadrinhos surgiu quando a DC resolveu quadrinizar livremente o livro "Verdes moradas". "Rima, the Jungle Girl" foi lançada em maio de 1974 e cancelada no ano seguinte (maio de 1975). Foi uma historieta original e deliciosa. Uma espécie de poesia visualizada pelo desenhista Nestor Redondo dos argumentos de Robert Kanigher e Joe Kubert.

Mas não era a primeira vez que "Rima" foi parar nos "comic books" (os populares gibis americanos). O no. 90 de "Classics Illustrated", de 1952, adaptou "Verdes moradas" (no Brasil, publicada em "Edição Maravilhosa" no. 175, da Ebal).

A personagem sofreu várias mudanças quando adaptada. No livro, tinha cabelos pretos. Em "Classics Illustrated", era loura. E na versão da DC tinha belos e longos cabelos brancos.

A versão da DC também chegou a aparecer, como convidada, na temporada de 1977-78 do desenho animado dos "Superamigos".

— de um texto de Luiz Antônio Sampaio publicado em 1988 (digitalizado e adaptado por Antônio Luiz Ribeiro)

Rima


Grupos
  • Superamigos



  • Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • pricardoam
  • Adicionado por
    pricardoam
    em 30/09/2008 17:48:00