Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(57)
A
(2908)
B
(2622)
C
(3924)
D
(2791)
E
(1432)
F
(1428)
G
(2014)
H
(1544)
I
(791)
J
(2117)
K
(1282)
L
(1871)
M
(3737)
N
(1034)
O
(748)
P
(2508)
Q
(181)
R
(2192)
S
(3902)
T
(2634)
U
(304)
V
(914)
W
(507)
X
(278)
Y
(251)
Z
(606)
Rififi
Nome original:
Rififi
Licenciador:
sem licenciador
País de origem:
França
Criado por:
Guy Mouminoux - ‘Dimitri’
Lista de revistas com participação de Rififi
Rififi é um pardal que, do alto de sua árvore, em sua grande pantufa que lhe serve de ninho, se engaja em meditações filosóficas e se questiona existencialmente. Ele é uma espécie de Snoopy com asas. Frequentemente, discute o assunto com vários personagens que se deparam com suas andanças, como seu amigo Félix, ou Afonso, um pato azarado, Soneca, um roedor sempre pronto para lhe vender um objeto inútil ou dar conselhos. Rififi às vezes corteja Fanfreluche, um pássaro fútil cujo pai é um rato grande, enriquecido e altivo.
Rififi tem que procurar constantemente minhocas para se alimentar e servir, todos os dias, refeições aos gatos ou a todos aqueles animais que querem fazer mal a ele.
Como já mencionado, o ninho do Rififi é uma pantufa que ele tem que consertar regularmente por causa de todos vizinhos que não prestam atenção e só aparecem para lhe trazer problemas.
Mesmo com todos os seus problemas, ele não teme nada, mesmo com seu tamanho diminuto, nada o impede que se afirme ou consiga ser respeitado. E ele ainda aproveita a oportunidade para intimidar o máximo de pessoas possível.
Rififi é um filósofo que sabe aproveitar e compartilhar todos os melhores momentos da vida.
Rififi foi criado em 1970 por Guy Mouminoux (posteriormente passou a ser chamado de Dimitri) para o jornal francês Tintin e é mais um grande exemplo de sucesso nos quadrinhos sobre o mundo animal. Até 1978, Dimitri entregou mais de 70 contos completos de seu pardal turbulento e sonhador.
Vários álbuns foram lançados durante os anos 70 repletos com as desventuras de Rififi na França.
Como podemos constatar em suas histórias sempre reina o "sem-sentido", onde as aventuras do herói são muitas vezes baseadas em lições da arte de viver, verdades incontornáveis, ou fatalidades em que a vítima que sofre sempre deixa uma lição de moral que geralmente é deprimente.
Rififi é frequentemente mal interpretado. Apesar desse tom que pode parecer pessimista, seus quadrinhos são muito engraçados.
Temos que ter em mente que os quadrinhos do Rififi não foram feitos para as crianças. Trata-se de um gibi adulto.
Dimitri deixa bem claro e mostra sutilmente os defeitos de nossa sociedade, ao mesmo tempo que preserva um espírito cômico.
Aqui no Brasil, as aventuras do Rififi foram publicadas primeiramente nas páginas do Gibi Semanal a partir de 1974. Tivemos publicações de histórias do Rififi também na editora Vecchi, em 1976 na revista do Taka Takata.
Pra finalizar, podemos dizer que Rififi pode ser apreciado como uma espécie de sátira animal sobre a humanidade que pode edificar o leitor, como as Fábulas de La Fontaine faziam em sua época.
- Sidnei Dias
Relate algum problema encontrado nesse personagem
Adicionado por
Antônio Luiz Ribeiro
em 11/03/2012 13:23:00
Editado por
Sidnei Dias
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*