Vertigo: Além do Limiar


Red Ryder (Nevada)



Nome original: Red Ryder
Licenciador: Newspaper Enterprise Association
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Fred Harman

Lista de revistas com participação de Red Ryder (Nevada)

Certo dia, Stephen Slesinger ficou conhecendo o universo western de “Bronc Peeler” e, com sua visão de homem de negócios, enxergou naquela HQ um bom campo para exploração comercial. Entrou então em contato com Fred Harman, o desenhista, propondo-lhe desenhar um outro western para ele a ser distribuído pelo NEA Service. Assim, Harman criou “Red Ryder”, que não era exatamente uma HQ original, mas um certo prolongamento de “Bronc Peeler”. O novo herói, conhecido como “Red Ryder”, ainda era um vaqueiro ruivo, tosco, bom no gatilho e com os punhos. Curiosamente, a discutida figura do indiozinho Little Beaver foi mantida.

“Red Ryder” começou a aparecer nos jornais em 6 de novembro 1938, sob forma de página dominical colorida (as tiras diárias em preto-e-branco só apareceriam em 27 de março do ano seguinte). Desta vez, Harman trouxe aos seus desenhos o Oeste do século passado, porém um Oeste já não tão bravio. A ação transcorria nos anos da década de 1890, na região de Rimrock, no Colorado, lugar que o desenhista conhecia bem. Diante disso, é possível ter uma certa confiança na autenticidade do Oeste apresentado por Harman, pois ele fugia daquela elegância falsa mostrada por Hollywood. Não obstante, o desenhista falhou na criação de Little Beaver, não conseguindo aqui fugir às falsidades de Hollywood.

“Red Ryder” não era o tipo de herói justiceiro muito comum ao gênero. Era um cowboy que trabalhava duro em seu rancho e que só se punha a realizar façanhas heróicas e justiceiras quando direta ou indiretamente envolvido nelas.

No Brasil, a produção de jornal de “Red Ryder” foi publicada pela “Gazetinha” na década de 30 como “O Cavaleiro Vermelho” e, depois, nas revistas de Roberto Marinho (O Globo e RGE) dos anos 40 e 50, com o título mudado para “Bronco Piler”. Nos anos 80, com o nome correto, o cowboy voltou em dois números de “Histórias do faroeste”, da Vecchi. As HQs de “comic book” de “Red Ryder” chegaram a ser apresentadas por quatro editoras brasileiras, com nomes variados, tendo sido a EBAL quem mais publicou esse “comic” da Dell, só que usando o nome de “Nevada”, tanto para o herói como para a revista. “Nevada”, aliás, passou a ser o nome tanto de “Red Ryder” quanto de “Bronco Piler”, pois o editor brasileiro não se preocupou com o fato de serem personagens diferentes, com o mesmo artista. Isso chegou a causar uma certa confusão, pois, a rigor, “Nevada” era um cowboy que Zane Grey criara nos anos 20.

Fred Harman faleceu em Phoenix, aos 79 anos, em 2 de janeiro de 1982. Seu trabalho influenciaria, anos depois, artistas como Watson Portela.

Filmografia de Red Ryder:
- Adventures of Red Ryder (1940) - com Don 'Red' Barry (RR)
- Vigilantes of Dodge City (1944) - com William 'Wild Bill' Elliott (RR)
- Sheriff of Las Vegas (1944) - com Elliott (RR)
- The San Antonio Kid (1944) - com Elliott (RR)
- Marshal of Reno (1944) - com Elliott (RR)
- Colorado pioneers (1945) - com Elliott (RR)
- Conquest of Cheyenne (1946) - com Elliott (RR)
- Stagecoach to Denver (1946) - c/ Allan Lane (RR)
- Vigilantes of Boomtown (1947) - c/ Lane (RR)
- The rustlers of Devil's Canyon (1947) - c/ Lane (RR)
- Ride, Ryder, ride! (1949) - c/ Jim Bannon (RR)
- Roll, Thunder, roll! (1949) - c/ Bannon (RR)
- The fighting redhead (1949) - c/ Bannon (RR)
- Cowboy and the prizefighter (1949) - c/ Bannon (RR)

- Luiz Antônio Sampaio

Red Ryder (Nevada)



Relate algum problema encontrado nesse personagem