Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Rastejante



Nome: Jack Ryder
Nome original: The Creeper
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Steve Ditko

Lista de revistas com participação de Rastejante

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Showcase (1956)  n° 73 - DC Comics
  • Brasil
    Batman Bi  n° 42 - Ebal
Super-herói da editora DC. Apareceu pela primeira vez em 1968, no número 73 do gibi “Showcase” (com data de abril na capa, mas vendido nas bancas americanas por volta de janeiro). Na origem publicada naquela “Showcase” n° 73, sua identidade civil é a de Jack Ryder, apresentador de TV intocável, um homem corajoso que acredita na integridade jornalística.
Investigando o paradeiro Dr. Yatz, um cientista prisioneiro do gangster Angel Devilin, Ryder se infiltra num baile de máscaras com uma fantasia arranjada às pressas. Mas o penetra é descoberto e ferido por seguranças de Devilin e aprisionado com o bom doutor. Este decide, no cativeiro, curar o ferimento de Ryder com um soro secreto que aumenta a força e o vigor. De quebra, implanta subcutaneamente no amigo seu mais formidável instrumento: um aparelho em miniatura criado para o Exército que torna roupas (no caso, a fantasia de Ryder) invisíveis e sem peso. Logo a seguir, Yatz é acidentalmente morto por um dos capangas de Devilin, mas seu segredo está seguro com Ryder, que, agora mais forte e incansável, foge da cela. A fuga é facilitada por um efeito colateral do dispositivo de camuflagem: uma névoa espessa que aparece ao redor do usuário sempre que ele quando ativa o aparelhinho. Ryder logo descobre que a névoa, a fantasia espalhafatosa e sua gargalhada nervosa criam um efeito de pavor quando as pessoas veem Ryder. Os tiras, que logo lhe dão o nome de Rastejante, o tomam por criminoso. Agora, o novo herói tem que fugir da polícia e dos bandidos.

No Brasil, o personagem nunca ganhou um nome definido. Volta e meia ele é chamado de “Rastejador” (nome usado pela Ebal, e, desde maio de 2009, pela Panini brasileira) ou “Rastejante” (na editora Abril, por exemplo).


Relate algum problema encontrado nesse personagem