Vertigo: Além do Limiar


Raio Negro



Nome: Blackantor Boltagon
Nome original: Black Bolt
Licenciador: Marvel Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Jack Kirby, Stan Lee

Lista de revistas com participação de Raio Negro

Super-herói das HQs de "Quarteto Fantástico", "Inumanos" e outros heróis da editora Marvel.

Embora tenha aparecido pela primeira vez no número 45 (dezembro de 1965) na revista americana do "Quarteto", a origem do Raio Negro só foi revelada no ano seguinte, na série "A origem dos Incomparáveis Inumanos" (publicada como HQ complementar na revista de "Thor"). Ele era filho de dois dos maiores geneticistas do Grande Refúgio de Attilan (cidade escondida localizada em algum ponto do oceano): Agon, chefe do Conselho de Genética, e Rynda, diretora do Centro de Cuidados Pré-natais.

Submetido a Névoa Terrígena (cuja propriedade é alterar o DNA dos organismos), enquanto ainda se encontrava no ventre da mãe, o inumano nasceu com estranhos poderes até mesmo para seus semelhantes. Quando criança, ele demonstrou certas habilidades de manipular energia as quais ainda não conseguia controlar, e provocou, com a voz descargas sônicas de grande poder destruidor. Para proteção da comunidade, ele foi confinado no interior de uma câmara a prova de som e recebeu uma vestimenta capaz de controlar seu poder.

Lá foi instruído na arte de dominar suas habilidades até a idade de 19 anos (conforme visto em "A origem dos Incomparáveis Inumanos"), quando seu regresso à sociedade foi permitido. Um mês depois de receber a liberdade, Raio Negro descobriu que seu irmão, Maximus, estava prestes a fazer um pacto com um emissário da raça Kree. tentando impedir que a nave Kree escapasse, o inumano utilizou seu poder proibido e derrubou o veículo do céu. Quando a espaçonave caiu, chocou-se contra o edifício do parlamento matando vários membros do Conselho de Genética, inclusive seu pai. Maximus também sofreu conseqüências com o ocorrido: a reverberação do grito do irmão afetara sua sanidade, bloqueando os poderes mentais que ele possuía desde o nascimento. Apesar da culpa e de seus silenciosos protestos, Raio Negro foi obrigado a aceitar o manto de líder dos inumanos com 20 anos de idade.

Sob o comando de Raio Negro, a cidade de Atillan foi transferida para as montanhas, no Tibete, com o objetivo de não ser localizada pelos seres humanos. Afetados pela poluição da Terra, os Inumanos acabaram se mudando para a Lua, numa região conhecida como Zona Azul, local onde também vive o Vigia. Raio Negro é inumano mais poderoso de todos.

Após ser trocado por um skrull metamórfico por anos (em Invasão Secreta), Raio Negro, junto com os Inumanos, passam a governar os Krees, razão para qual acreditam ter sido criados. Trava uma guerra contra os shiars (conhecida como Guerra dos Reis),imposta por seu líder, o déspota mutante Vulcano. Para solucionar a guerra, utiliza a bomba T - que elevaria todas as raças a inumanos, acabando com a desigualdade e preconceito racial de uma vez, ao contrário do processo evolutivo gradativo que pretendiam realizar anteriormente, porém, é interceptado por Vulcano, travando com este uma luta final, onde ambos teoricamente morrem. Os Inumanos vencem a guerra e os Krees são sucedidos por Medusa, esposa de Raio Negro e Rainha dos Inumanos.
Seus poderes são soltar gritos ultrasônicos, voar e erguer pesos até 2.000 Tnl.


Relate algum problema encontrado nesse personagem